Mês da criança: Programação especial para pacientes

Entrega de brinquedos no Dia das Crianças de 2011, na Recreação do Hospital

Desfile de pijamas de crianças com deficiência auditiva, curso de brigadeiro e brincadeiras por todos os ambientes do Centrinho-USP e de suas unidades externas ocorrem entre os dias 2 e 17/10

Passeios, curso de culinária, brincadeiras, teatro, dança, pintura facial, presença de palhaços, distribuição de brinquedos e de sorvete estão entre as atividades programadas para o mês das crianças no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP/Centrinho), localizado em Bauru (SP), em suas unidades externas e na Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal (Profis).

Outro destaque da programação será a “Noite do Pijama”, no dia 10, a partir das 20 horas. Realizado tradicionalmente no mês de dezembro, a partir deste ano, o evento passa a integrar a programação do Dia das Crianças, em outubro. A festa é destinada a 41 pacientes com deficiência auditiva, com idade entre dois e 14 anos, matriculados no Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau) e tem objetivos pedagógicos com as crianças que usam aparelhos auditivos ou se beneficiam da tecnologia do implante coclear.  Desfile de pijamas e sessão de filme com pipocas são as principais atrações dessa noite especial. As crianças vão dormir na unidade e pela manhã tomam um café da manhã caprichado antes de voltar para suas casas.

“A Noite do Pijama é um momento muito esperado pelas crianças e, entre outros ganhos, favorece a independência desses pequenos que estão descobrindo o mundo dos sons”, afirma Maria José Monteiro B. Buffa, pedagoga coordenadora do Cedau.

Confira, a seguir, a programação detalhada das atividades que se iniciam nesta terça-feira (2/10) e seguem até o dia 17/10:

Programação – mês das crianças

2 de outubro

9h30: Passeio ao McDonald’s para 41 crianças do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau). Saída da Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60.

4 de outubro

13h30: Curso de Brigadeiro para crianças. Local: Profis (Rua Sílvio Marchione, 3-55). Público: pacientes do Centrinho-USP e acompanhantes. Serão apresentados quatro tipos de receitas dessa delícia. Após o curso, os pacientes e acompanhantes poderão se deliciar com os brigadeiros. Apoio: Curso de Gastronomia da Universidade do Sagrado Coração (USC).

5 de outubro

7h30 e 9h30: Introdução ao tema “Dia das Crianças”, por meio de conversa informal e brincadeiras. Local: no Cedau (Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60)

14h: Bingo entre os pacientes do NIRH. Local: Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60.

8 de outubro

7h30 e 9h30: Atividade “Gostosa” (salada de frutas com sorvete). Local: no Cedau (Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60)

9h: Apresentação do teatro Dent Clean. Local: Ambulatório do Centrinho-USP (Rua Sílvio Marchione, 3-20). Após a apresentação os artistas vão passear por outros setores do Hospital.

9 de outubro

7h30 e 9h30: Dia do brinquedo e pipoca. Local: Cedau (Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60).

9h: Manhã divertida com as princesas da Recreação do Centrinho-USP. Local: Recreação, Rua Sílvio Marchione, 3-20.

10h30: Brincadeiras e atividades lúdicas. Local: no Ambulatório do Centrinho-USP (Rua Sílvio Marchione, 3-20).

10 de outubro

13h30: Passeio ao Zoológico Municipal para 30 jovens do NIRH. Local: saída da Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60.

20h: “XVI Noite do Pijama”. Local: Cedau (Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60).

11 de outubro

8h30: Café da manhã especial no Cedau. Local: Rua Capitão Gomes Duarte, 23-60.

9h: Festa das crianças na Recreação do Centrinho-USP. Local: Rua Sílvio Marchione, 3-20. Atividade realizada com crianças internadas e seus acompanhantes.

10h30: Brincadeiras e atividades com dança e pintura facial com os palhaços Pirulito, Pipoca e Paçoca, no Ambulatório do Centrinho-USP. Local: Rua Sílvio Marchione, 3-20.

13h: Distribuição de brinquedos na Divisão de Saúde Auditiva do Centrinho-USP. Locais: Rua Benedito Moreira Pinto, 8-81 e na Seção de Implante Coclear (Rua Sílvio Marchione, 3-20).

A partir das 14h: Distribuição de brinquedos e sorvetes. Locais: no Ambulatório do Centrinho-USP (Rua Sílvio Marchione, 3-20) e na Profis (Rua Sílvio Marchione, 3-55). Apoio: Sorveterias Nord e Espumoni.

17 de outubro

8h30: Passeio ao Zoológico Municipal para crianças do Cedau. Saída da rua Capitão Gomes Duarte, 23-60.

SerCom Centrinho-USP
Foto: Arquivo Recreação / Centrinho-USP