Centrinho é finalista do Prêmio Ações Inclusivas

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens Centrinho-USP

O Cedau (Centro Educacional do Deficiente Auditivo) e o NIRH (Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP estão entre os 30 finalistas do “Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência 2012”, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Ao todo, segundo a organização do Prêmio, foram inscritas cerca de 140 iniciativas. Os vencedores serão anunciados na próxima quarta-feira, 12 de dezembro, a partir das 18h, em cerimônia de premiação que será realizada na sede da Secretaria em São Paulo (SP), localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Barra Funda.

O Prêmio visa o reconhecimento público, a promoção e a difusão de práticas bem-sucedidas, implementadas por instituições públicas e privadas, voltadas à inclusão social, à defesa de direitos e à cidadania da pessoa com deficiência, e que possam ser replicadas como referência em outras localidades do Estado e do país.

Ligados ao Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP, o Cedau e o NIRH são programas de caráter educacional e profissionalizante voltados a crianças e jovens com deficiência auditiva usuários de implante coclear ou surdez, para aquisição e desenvolvimento da linguagem oral ou da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e colocação no mercado de trabalho.

Suas ações incluem ainda aconselhamento a familiares e orientações a professores. Em mais de duas décadas de atuação, cerca de 300 famílias já passaram pelo processo de reabilitação nos dois programas, mais de 1.100 professores da rede pública e particular foram capacitados a lidar com os alunos com deficiência auditiva ou surdez em sala de aula e aproximadamente 300 jovens surdos foram inseridos no mercado de trabalho.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens Centrinho-USP