Fonoterapia intensiva inova tratamento em pacientes

Avanços à fala de pacientes de diversos Estados do Brasil em apenas três semanas. Esse é um dos principais resultados de mais um módulo do Programa de Fonoterapia Intensiva oferecido numa parceria entre o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

A cerimônia de encerramento do módulo aconteceu em 11 de fevereiro, às 16h, no saguão da Unidade 2 do Centrinho-USP. A atividade contou com a participação de convidados e de todos os envolvidos – cerca de 80 pessoas, entre pacientes, familiares, professores, profissionais e alunos.

Nesse módulo do Programa, entre janeiro e fevereiro, 15 crianças e adultos com fissura labiopalatina (provenientes de Estados como Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo), realizaram três sessões diárias de fonoterapia, de segunda a sábado, totalizando aproximadamente 60 terapias para cada um dos pacientes.

Voltado a pessoas com dificuldade de acesso à terapia de fala qualificada em suas cidades de origem, o Programa propicia, num curto período de tempo, resultados equivalentes a um ano de fonoterapia.

Além disso, inovações decorrentes de pesquisas desenvolvidas por meio dessa iniciativa – como, por exemplo, métodos mais eficazes e rápidos de diagnóstico e tratamento das alterações de fala – têm sido empregadas na prática clínica tanto no Centrinho-USP como por fonoaudiólogos de outras localidades do país, destaca a professora titular da USP em Bauru Maria Inês Pegoraro-Krook, uma das coordenadoras do Programa.

“O Programa de Fonoterapia Intensiva se tornou um grande laboratório de estudo para graduandos, pós-graduandos e residentes da área de fonoaudiologia, proporcionando otimização do tratamento de fala de pacientes com fissura labiopalatina, além da preparação e aprimoramento de futuros profissionais”, ressalta a professora.

Desde 2011, participam sistematicamente do Programa alunos de graduação da FOB-USP (pela disciplina Clínica de Anomalias Craniofaciais – Estágio Supervisionado), pós-graduandos da Faculdade (por meio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP e da disciplina Tratamento Intensivo de Distúrbios Funcionais) e alunos da Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais do Centrinho-USP.

Também colaboram com as atividades e atendimentos cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos do serviço de Prótese de Palato e da Seção de Fonoaudiologia do Hospital, além de profissionais das áreas de cirurgia plástica, educação e terapia ocupacional, fisioterapia, otorrinolaringologia, psicologia e serviço social.

Ao término do Programa, o suporte aos pacientes continua por intermédio de recursos de telessaúde, com orientação de fonoaudiólogos das cidades de origem e assistência à distância.