Programa de Formação Socioambiental aberto na USP

SocioAmb03 (2)Foi aberto no dia 10 de março, às 8h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) o Programa de Formação Socioambiental, promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

O evento contou com a presença das autoridades do campus: Carlos Ferreira dos Santos, vice-diretor da FOB; José Roberto Pereira Lauris, prefeito do campus e Regina Célia Bortoleto Amantini, superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

A primeira palestra foi ministrada por Ana Maria de Meira, colaboradora da SGA na Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (Piracicaba), que informou que o campus USP de Bauru foi o que obteve o maior número de servidores inscritos no Programa de Formação Socioambiental. Ao todo foram 79 inscritos em dois cursos.

Segundo Meira, trata-se de um programa de educação ambiental pautado em princípios de participação, protagonismo, atuação coletiva e formação de uma visão crítica perante as questões socioambientais, iniciado em 2013 e com previsão de término em junho de 2015.

A segunda palestra foi ministrada por Rodrigo Agostinho, prefeito municipal de Bauru que fez um panorama histórico do tema “Desenvolvimento sustentável. Desafios e a qualidade ambiental”, refletindo a respeito de ações e fatos marcantes em nível mundial. Na sequência Agostinho falou sobre os principais desafios ambientais da cidade de Bauru.

A palestra de encerramento foi ministrada por Marcela de Moraes Agudo, mestre e doutoranda do Programa de Educação para a Ciência da Unesp Bauru que falou sobre educação ambiental.

O programa conta com o apoio das unidades do campus: Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

Foto: Prefeito Rodrigo Agostinho em palestra no campus

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)