Centrinho-USP é premiado em evento internacional

A autora principal do pôster, Aline Almeida, recebeu como prêmio a inscrição para a próxima Conferência

Trabalho de residente e fonoaudiólogas do HRAC-USP sobre o benefício do sistema FM em ambiente escolar recebeu o prêmio de melhor pôster da 4ª Conferência Latino-Americana de Adaptação Pediátrica

O trabalho ‘Classroom Participation Questionnaire results in a Hearing Health Service: With and Without Frequency Modulation System’ – ‘Resultados do Questionário de Participação em Sala de Aula (CPQ) em um Serviço de Saúde Auditiva: Sem e com o uso do Sistema de Frequência Modulada (FM)’ – recebeu o prêmio de melhor pôster apresentado na 4ª Conferência Latino-Americana de Adaptação Pediátrica, realizada em São Paulo entre 20 e 22 de agosto.

De autoria de Aline Costa Almeida, aluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, Elaine Cristina Moreto Paccola, fonoaudióloga e coordenadora da Divisão de Saúde Auditiva do Hospital, e das fonoaudiólogas Erika Cristina Bucuvic e Liege Franzini Tanamati, o trabalho foi considerado o melhor entre pôsteres de diversos países da América Latina. Ao todo, o evento contou com cerca de 280 participantes.

O objetivo do estudo foi avaliar a participação dos estudantes com perda auditiva no ambiente escolar sem e com o uso do sistema FM, uma tecnologia assistiva para dispositivos auditivos (aparelho de amplificação sonora individual-AASI e implante coclear) que favorece a compreensão da fala em ambientes ruidosos.

Participaram do estudo 25 crianças usuárias de AASI atendidas no Centrinho-USP, com idade entre 10 e 17 anos. Foram avaliados aspectos cognitivos e afetivos, como a compreensão da fala dos professores e dos demais estudantes, a participação nas discussões e o sentimento ao falar em sala de aula. Os resultados demonstraram que houve diferença significativa na participação do aluno, indicando o benefício do sistema FM em ambiente escolar.