USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Trabalho desenvolvido no HRAC-USP é premiado no 22º Cofab

Um estudo desenvolvido no Laboratório de Fisiologia do Centrinho-USP foi premiado como melhor trabalho científico – na categoria “Motricidade Orofacial – Graduação” – no 22º Congresso Fonoaudiológico de Bauru (Cofab).

Intitulado “Tratamento da insuficiência velofaríngea por meio do retalho faríngeo após a veloplastia intravelar: Resultados de fala e respiração”, o trabalho tem autoria de Camila Tomazi Rissato (foto), aluna do quarto ano de Fonoaudiologia da FOB e pesquisadora de iniciação científica no Laboratório de Fisiologia do HRAC, sob a orientação da fonoaudióloga Renata Paciello Yamashita.

Também são autoras do trabalho as fonoaudiólogas Rafaeli Higa Scarmagnani, doutoranda do Centrinho-USP, e Ana Paula Fukushiro, orientadora do Programa de Pós-Graduação do Hospital e professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB.

O estudo
O trabalho premiado comparou os resultados de duas abordagens cirúrgicas para correção da insuficiência velofaríngea em pacientes com fissura palatina, e os impactos sobre a nasalidade da fala e a respiração.

Por meio de exame e questionário específicos, o estudo apontou que 71% dos pacientes que realizaram apenas a cirurgia de retalho faríngeo (grupo RF) e 60% daqueles que realizaram veloplastia intravelar mais retalho faríngeo (grupo VI+RF) apresentaram ressonância normal de fala.

Em 57% dos pacientes do grupo RF e em 33% dos pacientes do grupo VI+RF ocorreu o aparecimento ou agravamento dos sintomas respiratórios (como respiração oral, ronco e dificuldade respiratória durante o sono) após a cirurgia.

Os achados mostraram uma tendência do retalho faríngeo – quando realizado como único procedimento cirúrgico – ser mais eficiente na eliminação da hipernasalidade da fala. Por outro lado, esta mesma abordagem cirúrgica levou a maior prejuízo da respiração em comparação ao retalho faríngeo realizado após a veloplastia intravelar.