USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Transtorno do espectro autista é tema de encontro na USP em Bauru

Com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, evento recebe inscrições até 29 de setembro

Nos dias 2 e 3 de outubro, será realizado, no Teatro Universitário da USP em Bauru, o 4º Encontro de Neuropsicologia na Infância, promovido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Neste ano, o tema será “Atualizações no Transtorno do Espectro Autista”.

O objetivo é discutir aspectos preventivos, de diagnóstico e tratamento de transtornos do desenvolvimento humano, visando a melhoria da aprendizagem e qualidade de vida da criança com necessidades educativas especiais. Voltado a professores, profissionais e estudantes da área da saúde, pais e toda a comunidade interessada, o encontro conta com curso, conferência, palestra e mesas redondas com renomados especialistas na área, do Brasil e do exterior.

Segundo a professora Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, do Programa de Pós-Graduação do Centrinho-USP e do Departamento de Fonoaudiologia da FOB e uma das coordenadoras do evento, dados da Organização Mundial de Saúde apontam que cerca de 10% das crianças em todo o mundo nascem ou adquirem impedimentos físicos, mentais ou sensoriais que interferirão no seu desenvolvimento.

“Os Transtornos do Espectro Autista fazem parte de um grupo de alterações do neurodesenvolvimento e, em alguns casos, estão associados a outros diagnósticos genéticos, inclusive como causas de transtornos neuropsiquiátricos. Para fomentar o conhecimento neste campo e contribuir para o desenvolvimento de modelos mais eficazes na identificação e abordagem diagnóstica e de estimulação na infância, procuramos agregar na programação os saberes de diversas áreas, como neurologia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e odontologia”, salienta.

As inscrições promocionais estão abertas e podem ser feitas pela internet até o dia 29 de setembro. Mais informações e inscrições pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info, e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone 14 3235-8437.

O 4º Encontro de Neuropsicologia na Infância tem coordenação das professoras Maria de Lourdes Merighi Tabaquim e Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, do Departamento de Fonoaudiologia da FOB. Conta também com apoio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Humano e Anomalias Craniofaciais (GEP).

Serviço
4º Encontro de Neuropsicologia na Infância
Tema: “Atualizações no Transtorno do Espectro Autista”
Quando: 2 e 3 de outubro
Onde: Teatro Universitário da USP em Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: professores, profissionais e estudantes da área da saúde, pais e demais interessados
Inscrições promocionais: até 29 de setembro
Realização: Hospital Centrinho-USP e FOB
Mais informações e inscrições: site www.centrinho.usp.br/eventos/info, e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437

Na TV USP Bauru
Para saber mais sobre o tema e outros detalhes do evento, assista a entrevista da professora Maria de Lourdes Tabaquim ao programa ‘Ligado na Universidade’, produzido pela TV USP Bauru. O link é: https://www.youtube.com/watch?v=3wOmn3N5ugA.