Jornada na USP em Bauru discute laringologia e voz

Inscrições promocionais serão recebidas pela internet até o dia 9 de outubro; as vagas são limitadas

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP realiza, nos dias 23 e 24 de outubro, a 1ª Jornada de Atualização em Laringologia e Voz, voltada a profissionais, graduandos, pós-graduandos e residentes das áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia e demais interessados. O evento acontece no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP em Bauru, que fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

A programação conta com palestras e mesas redondas que vão discutir temas como: fisiopatologia das disfonias (distúrbios da voz); diagnóstico em laringologia e avaliação da voz; presbifonia (envelhecimento natural da voz); refluxo laringofaríngeo; neurolaringologia; papilomatose laríngea recorrente (lesões na laringe causadas pelo papilomavírus humano-HPV); disfunção velofaríngea; câncer de laringe; fonomicrocirurgia; alterações na voz e constrangimento; e atuação da fonoterapia.

Entre os convidados estão: Agrício Nubiato Crespo, professor e chefe da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; Allex Itar Ogawa, docente na área de Otorrinolaringologia da PUC-PR (campus Londrina); Daniel Salgado Küpper, médico assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da USP-Ribeirão Preto; Eduardo Curvêllo Tolentino, cirurgião do aparelho digestivo (Bauru); Ronaldo Frizzarini, professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP e diretor do pronto-socorro de otorrinolaringologia do HC-FMUSP; Regina Helena Garcia Martins, otorrinolaringologista e professora da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp; Alcione Ghedini Brasolotto, Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, Kelly Cristina Alves Silverio e Maria Inês Pegoraro-Krook, professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP; e Olívia Mesquita Vieira de Souza, fonoaudióloga do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.

As inscrições promocionais estão abertas e podem ser feitas pela internet até o dia 9 de outubro. As vagas são limitadas. Programação completa, inscrições e mais informações: site www.centrinho.usp.br/eventos/info, e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone 14 3235-8437.

A 1ª Jornada de Atualização em Laringologia e Voz é uma realização da Superintendência, Departamento Hospitalar e Seção de Otorrinolaringologia do Centrinho-USP, com coordenação de Christiano de Giácomo Carneiro, médico e coordenador do Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia do Hospital.

1ª Jornada de Atualização em Laringologia e Voz
Quando: 23 e 24 de outubro
Onde: Auditório da Biblioteca da FOB-USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: profissionais, graduandos, pós-graduandos e residentes das áreas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia e demais interessados