Manual para pessoas com disfagia

Profissionais que lidam com pacientes que têm disfagia – dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, que pode causar agravos como a ida do alimento para o pulmão em vez de ir para o estômago – agora vão poder contar com uma importante ferramenta para o preparo de refeições balanceadas, saborosas e que não apresentem riscos às pessoas com esse problema: um manual que ensina técnicas e receitas para dar consistências adequadas e variadas aos alimentos.

O manual, que é o primeiro a ser lançado no país com este perfil, é resultado de pesquisa realizada no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, o Centrinho-USP, desde 2005, pelos nutricionistas Suely Prieto de Barros, pesquisadora do Hospital, Flávia Munhoz Manzano, aprimoranda do Centrinho em 2007, e Luciano Bruno de Carvalho Silva, docente da Universidade Federal de Alfenas.

Segundo Suely, do Serviço de Nutrição e Dietética do Centrinho-USP e uma das autoras do trabalho, as receitas são simples, de fácil preparo e com valor nutricional equilibrado. “O manual foi escrito numa linguagem mista. Apresenta informações técnicas destinadas a profissionais das áreas de nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e medicina, mas também contém receitas simples que podem ser seguidas pelos próprios pacientes ou cuidadores”, afirma.

São 76 receitas que incluem preparados de leite, vitaminas, sucos, sopas, caldos, cremes salgados e sobremesas. De acordo com a nutricionista, com essas técnicas e receitas, as pessoas com disfagia não ficam limitadas a uma dieta monótona, composta basicamente de sopas, mas têm opções de consistências similares as do néctar, do mel e do pudim. “Os pacientes poderão inclusive escolher o tipo de espessante industrial que vão utilizar, de acordo com o gosto e o bolso”, ressalta.

O trabalho vai beneficiar um público variado composto por crianças e adultos, pois pessoas com fissura no lábio e no palato (céu da boca), Alzheimer, Parkinson, esclerose, traumatismo craniano e idosos podem apresentar disfagia.

Manual de Receitas para Disfágicos
Suely Prieto de Barros, Flávia Munhoz Manzano e Luciano Bruno de Carvalho Silva
Editora Scortecci
136 páginas
Lançamento: 19 de novembro, às 14h, com coquetel aberto aos interessados
Local: gramado interno do Centrinho, na rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (entrada pela portaria de funcionários).
Detalhes para aquisição: eventos@centrinho.usp.br.