USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

2º Simpósio de Atualização em Enfermagem do Centrinho-USP

Será realizado nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de maio, no campus da USP em Bauru, o 2º Simpósio de Atualização em Enfermagem do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

Promovido na semana em que se comemora o Dia do Enfermeiro (12 de maio), o evento científico é voltado a profissionais e estudantes de enfermagem e demais interessados. O objetivo é a troca e a atualização de conhecimentos na área.

A inscrição é gratuita, mas pede-se a colaboração dos participantes com a doação de leite em pó no dia do evento, que será destinado à Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal (Profis) de Bauru.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info. As vagas são limitadas. O local do evento será o Auditório da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Mais informações pelo e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone 14 3235-8437.

Programação
A abertura do Seminário acontece no dia 12, às 14h30, com a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da FOB-USP e superintendente do Centrinho-USP.

Às 14h45, o professor Gilberto Tadeu Shinyashiki, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, ministra a palestra “Clima organizacional”. Graduado em psicologia e doutor em administração, Shinyashiki atua principalmente nas áreas de gestão de recursos humanos, liderança e cultura organizacional.

Na sequência, às 16h, acontece a palestra “Ética, bioética e saúde”, ministrada pelo padre e professor Luiz Antônio Lopes Ricci, da Faculdade João Paulo II. Ricci é graduado em teologia e filosofia e pós-doutor em bioética, com atuação nas áreas de pesquisa acadêmica, teologia moral, ética e bioética.

A programação prossegue no dia 13, a partir das 14h, com a palestra “Gerenciamento baseado em evidências”, ministrada por Wilza Carla Spiri, professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp e pós-doutora pela School of Nursing The University of British Columbia (Canadá).

Encerra o Simpósio a palestra “Segurança do paciente e carga de trabalho de enfermagem”, a partir das 15h30, com Meire Cristina Novelli e Castro, do Departamento de Enfermagem da FMB da Unesp, mestre em enfermagem e especialista em enfermagem em UTI e em cardiologia.