USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Encontro discute ética em pesquisa em seres humanos

O coordenador da Conep, Jorge Venancio, na quarta edição do evento em 2015. Foto: Denise Guimarães, FOB-USP

O coordenador da Conep, Jorge Venancio, na quarta edição do evento em 2015. Foto: Denise Guimarães, FOB-USP

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) realizam, no dia 19 de agosto, o 5º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa. O evento acontece das 8h às 16h30, no Teatro Universitário da USP em Bauru.

Voltado a alunos, professores, pesquisadores e toda comunidade científica interessada, o Encontro tem como objetivo atualizar as informações e normas relacionadas à ética em pesquisa em seres humanos, com a participação de renomados especialistas na área.

Neste ano, o evento vai contar com palestras e mesa-redonda sobre educação e ética; pesquisas com fontes de dados de arquivos, prontuários, radiografias e tomografias; processos e procedimentos dos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs); além de homenagem in memoriam ao médico William Saad Hossne, professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e fundador da Sociedade Brasileira de Bioética, falecido no último dia 13 de maio, aos 89 anos.

Os convidados são: Anibal Gil Lopes, professor titular da Faculdade de Medicina de Fernandópolis-SP e membro de academias científicas como Academia Brasileira de Ciências, Academia Nacional de Medicina e Pontificia Academia Pro Vita (Vaticano); Dalton Luiz de Paula Ramos, professor titular da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, foi membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); e Rafael Arouca Höfke Costa, docente e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Também participam da programação as coordenadoras dos CEPs da FOB-USP, a professora Izabel Regina Fischer Rubira-Bullen, e do HRAC-USP, a cirurgiã-dentista Silvia Maria Graziadei.

Organizado pelos CEPs da USP-Bauru, o Encontro é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições serão recebidas até o dia 15 de agosto, no site www.centrinho.usp.br/eventos/info. Mais informações pelo e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437. O Teatro Universitário da USP-Bauru fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Serviço
5º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa da FOB-USP e HRAC-USP
Quando: 19 de agosto de 2016
Onde: Teatro Universitário da USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: alunos, professores, pesquisadores e toda comunidade científica interessada
Organização: Comitês de Ética em Pesquisa da FOB-USP e HRAC-USP
Inscrições gratuitas: até o dia 15 de agosto, em www.centrinho.usp.br/eventos/info
Mais informações: e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437