Encontro Multidisciplinar de Práticas Inclusivas: Design e Saúde

inclusãoEncontram-se abertas as inscrições para o 1º Encontro Multidisciplinar de Práticas Inclusivas que traz como tema “Design e Saúde, Interfaces Possíveis”. O evento acontece no próximo dia 11 de novembro no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

O Encontro é uma inciativa do Grupo de Pesquisa Design Gráfico Inclusivo: Visão, Audição, Linguagem. Conta com o apoio do Departamento de Fonoaudiologia (FOB-USP), Departamento de Design (Unesp), Pós-Graduação em Design (Unesp), Grupo de Estudo e Pesquisa em Escrita e Leitura (Grepel-USP), Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA/HRAC-USP), Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI–Unesp), Laboratório de Informação, Visão e Ação (LIVIA-Unesp) e Laboratório de Design Gráfico Inky Design (Unesp).

Professores, alunos e pesquisadores das áreas do Design, Fonoaudiologia e Educação Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) têm se reunido desde 2013 em torno das relações possíveis entre estas áreas, buscando agregar conhecimentos e ações que visem a melhoria da condição de vida das populações, que incluem indivíduos com deficiências diversas. Tais ações envolvem diferentes modalidades de investigação, como iniciação científica, mestrado, doutorado e docência, e também o desenvolvimento efetivo de produtos de design voltados à inclusão.

“Nosso objetivo neste primeiro encontro é debater assuntos comuns, que relacionam o design e diversas áreas da saúde, bem como apresentar projetos e pesquisas que vem sendo realizadas nos últimos anos nessa promissora direção”, informa a professora Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP. Estão programadas palestras, mesas redondas, painéis e exposição de produtos, permitindo interação entre pesquisadores e a comunidade em geral.

Os organizadores do 1º Encontro Multidisciplinar de Práticas Inclusivas “Design e Saúde, Interfaces Possíveis” informam que serão arrecadados alimentos não perecíveis para doação. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo link https://goo.gl/forms/1VEKL2MW1bAf7Ca03.