USP expõe O mundo das mil-coisas

richard netO Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) exibe no saguão de entrada da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) a mostra “O mundo das mil-coisas” do artista Richard Mattar.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h.

Richard Mattar esclarece que para o tema da mostra usou a frase “O mundo das mil-coisas” do filósofo místico Lao Tsé porque entende a arte como uma forma de aprofundamento metafísico do mundo, no sentido de conhecimento da essência da vida.

A exposição exibe 11 quadros de pintura sobre papel em grafite, giz pastel a óleo, guache, acrílico, aquarela e caneta. O artista descreve seu estilo como realista contemporâneo, porque busca contemplar as coisas ao seu redor e deixar que os objetos e a natureza transmitam a sua essência ou o sentimento estético.

Mattar se desenvolveu na atividade artística como autodidata por meio do livro “Desenhar é fácil, bonito e necessário”, de autoria de Velcy Soutier da Rosa, designer e professor universitário de Porto Alegre (RS), que ganhou de presente de seu irmão aos 13 anos de idade.

O artista também cita como fonte de sua inspiração Salvador Dali, pintor espanhol surrealista falecido em 1989.

Richard Mattar afirma que faz da arte a sua profissão e para ele esta atividade é como o ar que respira, é seu alimento espiritual e o que faz se sentir vivo!

A FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru.

Marianne Ramalho (MTb.15.744)

Foto: O artista com a obra “This Katz King”

Crédito da foto: Giane Quintela