Endocardite infecciosa é tema de encontro na USP

Numa parceria pioneira o Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) realizam o Encontro sobre Endocardite Infecciosa, no dia 8 de junho, das 19h às 21h, no Anfiteatro 1 da Graduação.

O evento é gratuito e aberto a todos os profissionais da área da saúde, mas o público-alvo é constituído por acadêmicos, pós-graduandos, professores, médicos e dentistas da comunidade em geral.

Linda Wang é professora da Disciplina de Dentística da FOB/USP e tutora do Grupo PET Odontologia da FOB e Paulo Sérgio da Silva Santos é professor das Disciplinas de Radiologia e Estomatologia da FOB/USP e atua como moderador no evento.

Endocardite

A endocardite infecciosa  é uma doença grave, que resulta da invasão de microorganismos (bactéria ou fungo) em tecido endocárdico ou material protético do coração.

Segundo o professor Paulo Santos, uma vez confirmado o diagnóstico de endocardite infecciosa, para o tratamento adequado é necessário manter o paciente internado por um longo período (pelo menos um mês), em uso de antibiótico endovenoso em altas doses. Em decorrência da alta mortalidade em torno de 25% segundo informações do Instituto do Coração (Incor).

Santos acrescenta, que como uma das causas da endocardite infecciosa é a presença de infecções de origem bucal e a manipulação odontológica sem cuidados especiais para indivíduos que tenham doenças cardíacas com risco de infecção nas válvulas do coração, a importância para o cirurgião-dentista é conhecer o paciente de risco, prevenir a ocorrência de infecções bucais e consequentemente de endocardite.

O professor Paulo Santos ressalta que este evento insere a odontologia no cenário de multidisciplinaridade na área da saúde, principalmente no relacionamento medicina e odontologia o que trará resultados para melhor formação do profissional de odontologia e consequentemente um melhor atendimento de saúde à população.

Haverá emissão de certificado de participação no encontro. Mais informações e contato com o PET Odontologia: http://web.fob.usp.br/pet/odonto/.

Marianne Ramalho (MTb.15.744)