5º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais

Evento do HRAC será realizado no Teatro Universitário da USP-Bauru nos dias 10 e 11 de novembro e discutirá avanços no diagnóstico e tratamento

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP-Bauru realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, no Teatro Universitário do campus, a 5ª edição do Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

Com o tema principal “O passado, o presente e o futuro da reabilitação das anomalias craniofaciais”, o Simpósio visa discutir e disseminar os avanços no diagnóstico e tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas.

O público-alvo são profissionais e estudantes das áreas de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e áreas afins.

De acordo com a coordenadora geral do evento, professora Ana Paula Fukushiro, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e da Pós-Graduação do HRAC/Centrinho, além da participação de conferencistas nacionais e internacionais renomados, o público poderá apreciar a apresentação de trabalhos científicos de diversos pesquisadores, por meio de painéis e comunicações orais, com premiação para os melhores trabalhos.

“Nesta edição, o Simpósio faz parte das comemorações dos 50 anos do HRAC-USP e celebra, ainda, os 20 anos do Programa de Pós-Graduação do Hospital, que permitiu, até o momento, a formação de aproximadamente 300 mestres e doutores que estão atuando em instituições e clínicas públicas e privadas por todo o país”, destaca.

Programação
A professora ressalta ainda que o evento contará com “palestrantes internacionais de duas instituições americanas e uma europeia de destaque na reabilitação das anomalias craniofaciais, apresentando seus protocolos de tratamento, seus resultados cirúrgicos e de fala, dividindo experiências de sucesso e humanização”.

As palestras e mesas-redondas com os conferencistas nacionais irão abordar temas como cirurgia craniofacial, cirurgia plástica, genética e ortodontia nas fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais.

“A discussão a respeito do futuro da reabilitação das fissuras labiopalatinas é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do tratamento oferecido em centros craniofaciais do Brasil. Neste sentido, serão apresentadas algumas inovações tecnológicas utilizadas no diagnóstico, no contexto da pesquisa, bem como resultados de práticas clínicas e estudos atuais”, finaliza Ana Paula Fukushiro.

Trabalhos e inscrições
A submissão de trabalhos científicos pode ser feita até o dia 22 de setembro e poderão ser inscritos trabalhos de pesquisa, relatos clínicos e relatos de experiência, nas modalidades de e-pôster ou comunicação oral. Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados na comunicação oral e receberão menção honrosa os cinco melhores e-pôsteres.

Já as inscrições para participação no evento serão recebidas até o dia 31 de outubro. Normas para envio e apresentação de trabalhos, inscrições e mais informações no site www.hrac.usp.br/eventos. O Teatro Universitário do campus USP-Bauru fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

5º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas
Tema: “O passado, o presente e o futuro da reabilitação das anomalias craniofaciais”
Quando: 10 e 11 de novembro
Onde: Teatro Universitário da USP-Bauru (Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária)