Superintendente da SCS fomenta diálogo com sociedade

Durante reunião no campus de Bauru, o novo superintendente de Comunicação Social da USP, jornalista Luiz Roberto Serrano (de blazer, na foto), fomentou o estreitamento de relações entre universidade, imprensa e população.

Em mais uma etapa do roteiro de visitas aos campi, o superintendente reuniu-se com dirigentes e profissionais da área no campus de Bauru. O objetivo foi conhecer de perto as realidades acadêmica e científica das unidades, os mecanismos voltados à divulgação das informações de interesse público e ouvir opiniões e sugestões.

O jornalista Serrano também visitou algumas redações dos veículos de comunicação de Bauru. “Foi uma experiência bem melhor do que a esperada”, revelou o superintendente ao conhecer “in loco” o trabalho jornalístico desenvolvido pelo segmento, em especial pela interação entre as partes, ciência e imprensa. “A eficiência de um trabalho de comunicação depende da competência dos profissionais que se dedicam a ela, mas também da disposição e vontade dos membros da comunidade da USP em expor suas atividades para a sociedade e mostrar como essas atividades a beneficiam”, complementou.

O campus da USP em Bauru é integrado pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), que oferece cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, especializado nas áreas de Fissuras Labiopalatinas, Anomalias Congênitas Craniofaciais e Distúrbios da Audição, e Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Participaram da reunião na Diretoria da FOB-USP, realizada no dia 14 de junho, o jornalista Luiz Roberto Serrano, superintendente de Comunicação Social (SCS/USP); os professores Carlos Ferreira dos Santos (diretor da FOB-USP), José Henrique Rubo (prefeito do Campus) e Thais Marchini de Oliveira (vice-prefeita do Campus); os jornalistas Marianne Ramalho e Luís Victorelli (Assessores de Comunicação do Campus), Tiago Rodella (Assessor de Imprensa do HRAC-USP) e Paula Cecília Miranda Marques (produtora da TV USP Bauru).

Desde que assumiu a direção da área de comunicação, na gestão do reitor Vahan Agopyan, Serrano já visitou os campi da USP em Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e USP-Leste e as unidades FMUSP, FAU/Higienópolis e Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Após Bauru, seguiu para os campi de Pirassununga, Lorena e Santos, terra natal do jornalista.

Superintendente da SCS/USP

O novo superintendente de Comunicação da USP, Luiz Roberto Serrano, é jornalista profissional formado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). Atuou como repórter nos jornais Folha da Tarde, Gazeta Mercantil e semanário Opinião. Foi editor de Economia nas revistas Veja, Exame e Istoé e editor no Programa Crítica & Autocrítica da Gazeta Mercantil/TV Bandeirantes. Atuou como consultor executivo de Seminários no jornal Valor Econômico (2010-2017) e é sócio da Serrano Associados Comunicação & Consultoria, criada em 1991.

Na política, exerceu as funções de assessor de Imprensa do presidente do PMDB, Ulysses Guimarães, durante a Campanha das Diretas; assessor de Imprensa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e diretor da Agência Brasil (agência de notícias do Governo Brasileiro). Foi também presidente do Sindicato das Empresas de Comunicação Social do Estado de São Paulo e do Conselho de Ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação. Durante o período de 1967 a 1970, cursou parcialmente graduação em Engenharia na Escola Politécnica da USP, trocando a Poli pela ECA, em 1971.

Para conhecer mais a Universidade de São Paulo, acesse www.usp.br.

Foto: Superintendente da SCS/USP, jornalista Luiz Roberto Serrano (de blazer), reúne-se com dirigentes e profissionais da Comunicação no Campus USP de Bauru. Crédito da foto: Rubens Kazuo Kato.