Semana USP de Ciência e Tecnologia oferece atividades gratuitas

Ciência para a Redução das Desigualdades foi o tema escolhido em 2018 para a XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A Universidade de São Paulo (USP) participa da programação denominada Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018, nos dias 18 e 19 de outubro com atividades gratuitas nos campi da capital e do interior do estado.

A ação é coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e de Pesquisa (PRP) da USP.

No campus de Bauru a programação é de responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e da Comissão de Cultura e Extensão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

A Semana USP de Ciência e Tecnologia também é realizada junto com a I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e Secretaria da Educação de Bauru.

O objetivo da Semana USP de Ciência é divulgar ciência e tecnologia para a comunidade, democratizando conhecimento e atitudes com o objetivo de atender ao tema deste ano “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

15/10/2018

Abertura – Aeroporto Moussa Tobias

Sedecon realizará a abertura da Semana Municipal C&T divulgando o calendário das atividades que ocorrerão na cidade.

16/10/2018 Ciência vai à Escola

População alvo: Ensino Médio

Serão oferecidas pela FOB-USP 40 vagas

Tema: Incluindo sorrisos (14h30 às 17h)

A atividade enfocará as ações da odontologia para a redução das desigualdades na área da saúde bucal, incluindo aspectos importantes da prevenção e tratamento.

Responsável: Prof. Roosevelt da Silva Bastos

17/10/2018 Ciência Tour: Na trilha da inclusão

População alvo: Participação de 500 crianças de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de escolas públicas e particulares de Bauru

Horário: das 9h às 17h

Atividade do tipo “caça ao tesouro”. Será realizada uma trilha no campus USP Bauru (FOB e HRAC), com atividades diferentes mostrando o papel da ciência na inclusão de pessoas com deficiência ou inclusão social (por exemplo – prótese, restauração de dentes). Em cada atividade o aluno recebe uma pista que, ao final, completará a palavra inclusão ou uma frase ligada à inclusão.

Responsável: Comissão de Cultura e Extensão e Comissão de Pesquisa da FOB

18/10/2018

Ciência vai à Escola

População alvo: Ensino Médio

Serão oferecidas pela FOB-USP 40 vagas

Tema: “Vencerás pela ciência” (8h30 às 11h)

“Vencerás pela ciência” (Scientia Vinces) é o lema que está no Brasão da Universidade de São Paulo (USP). Nesta atividade interativa, os participantes aprenderão como a ciência e tecnologia podem auxiliar as pessoas com distúrbios da comunicação (alterações na fala, audição, voz, leitura e escrita) a vencer os obstáculos em sua vida diária.

Responsável: Departamento de Fonoaudiologia da FOB

19/10/2018 Festa da Ciência – Recinto Mello Moraes

8h às 21h

Evento organizado pela Sedecon da Prefeitura Municipal de Bauru junto com instituições da cidade e terá a participação da FOB com estandes dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina e com uso do Trailer da Saúde Auditiva, com ações de fonoaudiologia pela FOB e HRAC.

Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)