Programa visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública
A Comissão de Pesquisa (CPq) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP realizou, no último dia 12 de setembro, um ciclo de palestras para recepção dos novos alunos do Programa de Pré-Iniciação Científica, que desenvolverão atividades no Hospital até julho de 2020.
Na programação, o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da FOB-USP, deu as boas-vindas aos estudantes e fez uma apresentação sobre o campus USP-Bauru e o Hospital.
Narciso Almeida Vieira, especialista em laboratório e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HRAC, ministrou palestra sobre biossegurança e sustentabilidade.
O tema ética em pesquisa também foi abordado, em palestra proferida pela fonoaudióloga Renata Paciello Yamashita, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do HRAC.
O evento contou ainda com a presença de quatro estudantes da edição anterior do Programa de Pré-Iniciação Científica, que encerraram suas atividades no último mês de julho e fizeram um relato de sua experiência aos ingressantes.
Já a professora Simone Soares, presidente da CPq do HRAC, encerrou agradecendo toda a equipe do Hospital envolvida no apoio à formação desses jovens pesquisadores.
Projetos, alunos e orientadores
Nessa 11ª edição, nove alunos de escolas públicas de Bauru e região irão atuar nos seguintes projetos:
– Atividades terapêuticas na intervenção psicopedagógica (orientadora: Maria José Monteiro Benjamin Buffa);
– Atualizando os dados de respiração e fala no Laboratório de Fisiologia do HRAC-USP (orientadoras: Ana Paula Fukushiro e Renata Paciello Yamashita);
– Desenvolvimento de um aplicativo para acessibilidade dos cardápios dos restaurantes universitários da Universidade de São Paulo (orientadora: Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida);
– Informatização de dados genético-clínicos: Facilitador de futuras pesquisas (orientadora: Nancy Mizue Kokitsu Nakata); e
– Sistematização de dados dos atendimentos da Terapia Ocupacional no HRAC-USP (orientadora: Márcia Cristina Almendros Fernandes Moraes).
Os novos alunos participantes são: Laura de Aro Rocha, Mariana Camargo Prudente e Mayara Motoki Nogueira (Colégio Técnico Industrial-CTI Prof. Isaac Portal Roldán/Unesp); Maria Eduarda dos Santos Tiritan (E.E. Prof. Antônio Guedes de Azevedo); Camila Fernanda Arroteia, Lara Fernanda Gonçalves Vilela, João Pedro Telles Braga e Lucas de Oliveira Lago (E.E. Prof. Sebastião Inoc Assumpção – Arealva-SP); e Victor Marques Romero (ETEC Rodrigues de Abreu).
O programa
O Programa de Pré-Iniciação Científica é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP que visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. Saiba mais em http://prp.usp.br/pre-iniciacao-cientifica/.
(Fotos: CPq HRAC-USP)