USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Smile Train lança o livro 9 Razões para Sorrir

Em conjunto com movimento da OMS, proposta do livro é trabalhar a saúde mental e a autoestima das crianças

Juntando-se ao movimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Cobertura Universal de Saúde – por meio da “Art Impact4Health”, uma série de programas para promover a arte como parte do bem-estar mental e social das crianças –, a Smile Train lançou “9 Razões para Sorrir: Livro de Atividades Divertidas para a Família“.

A Smile Train, parceira do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, é uma instituição filantrópica internacional que empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo.

Pacientes com fissura labiopalatina têm dificuldades para respirar, comer e falar – o que os pode levar a ter problemas relacionados à autoestima, bullying, crises de ansiedade, só para citar alguns exemplos.

Sabendo disso, a Smile Train tem se esforçado para criar ferramentas e ampliar seus programas de tratamento multidisciplinar. Dessa vez, direcionado para a área de Psicologia, o livro de atividades “9 Razões para Sorrir” chega como uma ferramenta elaborada justamente para trabalhar a saúde mental e a felicidade dos pacientes e familiares afetados pela fissura.

Uma das maneiras pelas quais é possível cuidar da mente e suas emoções é através da arte. De forma lúdica, leve e divertida, o livro apresenta nove projetos – artes, artesanato e jogos – que podem ser realizados individualmente ou com a família. O livro é muito envolvente e ajuda às crianças a explorar suas emoções, relacionamentos e proporcionar momentos de interação familiar.

Inclusive, as nove atividades propostas usam materiais simples, facilmente encontrados em casa. Além disso, o livro está disponível em formato digital (não é necessário imprimir para realizar as atividades) e pode ser usado em casa com ou sem acompanhamento de um profissional de psicologia. Tudo foi pensado para que ninguém fique de fora.

Devido à pandemia de covid-19, surgiram diversos desafios com aulas, sessões de terapia e consultas interrompidas. No entanto, devido à necessidade e ao potencial que este livro pode ter sobre a saúde mental e psicológica da criança, a Smile Train promove agora a ampla divulgação do mesmo em língua portuguesa e o disponibilizará gratuitamente em uma plataforma digital, para que possa ser acessado pelo maior número de pessoas possível.

Embora o livro de atividades tenha sido desenvolvido pensando em crianças com fissuras, é perfeitamente aplicável para qualquer criança. O lançamento global on-line do livro ocorreu em 21 de julho e incluiu convidados especiais, como Isabelle Wachsmuth, da Organização Mundial da Saúde, que falou sobre a relação entre arte e saúde mental.

Aqui no Brasil, no dia 26 de julho de 2020 foi realizada uma live, transmitida no facebook.com/smiletrainbrasil, na qual membros da Smile Train, mães de crianças afetadas pela fissura e profissionais de saúde de renome falaram sobre os desafios relacionados à autoestima enfrentada por crianças com fissuras e como o livro pode ajudar no tratamento.

Com moderação do ator, produtor e embaixador da Smile Train Eduardo Bodstein, participaram da live:

– Mariane Manfredini Goes, diretora para América do Sul da Smile Train;

– Mariani Ribas, psicóloga do HRAC-USP;

– Raquel Alves, autora/escritora, nascida com fissura labiopalatina e a quem seu pai, Rubem Alves, dedicou o livro “Como nasceu a alegria”;

– Cristiano Tonello, cirurgião craniofacial do HRAC-USP e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil;

– Álvaro Sá, cirurgião plástico e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil;

– Daniela Diniz e Tarantini Miranda, pais de Benjamin, que nasceu com fissura labiopalatina, e administradores do perfil @fissuradospelobenjamin no Instagram;

– Patrícia Souza, mãe do Lucas, nascido com fissura labiopalatina e que faz parte do Coral Smile Train;

– Camila Rocha, nasceu com fissura labiopalatina e hoje é jornalista, redatora e administradora do perfil @fissuradapelavida no Instagram.

 

Serviço
Live “9 Razões para Sorrir”
Quando: 26/07, domingo, às 16h
Link: facebook.com/smiletrainbrasil

Livro de atividades
“9 Razões para Sorrir – Livro de Atividades Divertidas para a Família”
Disponível para download em: smiletrain.org/sites/default/files/Portuguese_Activity_Booklet.pdf

 

(Fonte: Smile Train Brasil)