USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Curso a distância de cirurgia craniofacial

Professores Cristiano Tonello e Nivaldo Alonso durante cirurgia realizada no HRAC-USP (2019). Foto: Denise Guimarães, FOB-USP

Coordenado pelos professores Nivaldo Alonso e Cristiano Tonello, curso conta com renomados especialistas internacionais; próxima aula acontece no dia 27/10

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru, com apoio da Smile Train, promove o primeiro módulo do Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial, na modalidade a distância, com transmissão on-line via YouTube.

Gratuito, o curso é ministrado em Inglês e conta com a participação de renomados especialistas internacionais da área.

A próxima aula acontece no dia 22 de setembro, terça-feira, às 19h, e será ministrada por David Fisher, diretor médico do Programa de Fissura Labiopalatina do Hospital for Sick Children, da University of Toronto (Toronto, Canadá). Fisher desenvolveu e dá nome a técnica cirúrgica que resulta em cicatriz menos visível no lábio. O tema da aula será “Fisher: Sua filosofia no tratamento da fissura labiopalatina unilateral”. Link do evento: https://youtu.be/05fc9XlIE_E.

“O objetivo do curso é permitir a todos os interessados uma atualização dos principais temas da cirurgia craniofacial com expoentes internacionais”, afirma o professor Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da FOB-USP, que coordena o curso de difusão juntamente com o professor Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina (FMUSP).

O público-alvo são profissionais que atuam em fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, bem como alunos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu.

As inscrições para o curso completo já se encerram, mas os interessados podem assistir as próximas aulas e preencher a presença on-line, para receber certificado de participação em cada aula.

Com carga horária de dez horas, o primeiro módulo do curso teve início em 14 de julho, e as demais aulas serão nos dias 22 e 29 de setembro e 20 e 27 de outubro, sempre às 19h. O curso integral terá duração de um ano, duas vezes por mês. A programação dos demais módulos será divulgada posteriormente.

O Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial tem apoio da Smile Train, maior organização filantrópica de fissura labiopalatina do mundo, com atuação em mais de 90 países.

Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial – 1º Módulo
Programação e links de acesso às próximas aulas:

22/09/2020
“Fisher: Sua filosofia no tratamento da fissura labiopalatina unilateral”
David Fisher, diretor médico do Programa de Fissura Labiopalatina do Hospital for Sick Children, da University of Toronto (Toronto, Canadá)
https://youtu.be/05fc9XlIE_E

29/09/2020
“Expansão tecidual em cirurgia plástica”
Alexander Margulis, responsável pela Unidade de Cirurgia Plástica Pediátrica e Craniofacial do Hadassah Medical Center (Jerusalém, Israel)
https://youtu.be/SeF8GrZHcmY

20/10/2020
“A experiência com distração osteogênica do Children’s Hospital of Philadelphia”
Jordan Swanson, cirurgião na Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e professor assistente no Children’s Hospital of Philadelphia, da University of Pennsylvania (Filadélfia, Estados Unidos)
https://youtu.be/-nB2y7FK3QY

27/10/2020
“Análise objetiva dos aspectos subjetivos dos cuidados com fissuras para melhor entendimento da deformidade, dos tratamentos e resultados”
Raymond Tse, professor associado de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da University of Washington e diretor do Programa de Plexo Braquial do Seattle Children’s Hospital (Seattle, Estados Unidos)
https://youtu.be/6TcXt4RXD8w