USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Covid-19: Publicação da PUSP-B aborda o descarte adequado de máscaras

A higiene das mãos deve ser realizada antes de colocar e depois de retirar a máscara. Máscaras comuns devem ser acondicionadas em sacos plásticos e descartadas no lixo comum, preferencialmente no lixo do banheiro. Nunca descarte suas máscaras e outros resíduos contaminados no lixo reciclável

O Jornal “Campus USP-Bauru Informa” traz em sua 6ª edição, a primeira de 2021, importante conteúdo sobre a forma correta de descartar as máscaras no lixo. Orientações sobre o jeito certo de jogar fora, dicas de higienização das máscaras de tecido e o destino das máscaras após o descarte também fazem parte da publicação jornalística, produzida pela Assessoria de Comunicação da PUSP-B.

Para descartar as máscaras adequadamente, lembre-se: A higiene das mãos deve ser realizada antes de colocar e depois de retirar a máscara. Máscaras comuns devem ser acondicionadas em sacos plásticos e descartadas no lixo comum, preferencialmente no lixo do banheiro. Nunca descarte suas máscaras e outros resíduos contaminados no lixo reciclável.

Para preservação da sua saúde e dos que estão à sua volta, além do uso de máscaras (e do seu descarte adequado), lave bem as mãos, higienize sempre que possível com álcool em gel, evite aglomerações e mantenha o distanciamento social conforme recomendações dos órgãos de vigilância sanitária.

“Nesta época de pandemia, todos usam máscaras de proteção e sabem como utilizá-las corretamente, mas, nem todos, ainda possuem conhecimento sobre o descarte adequado. É importante que a comunidade do campus tenha informações seguras sobre como descartar esses EPIs para que a saúde das pessoas não seja colocada em risco”, informa o professor José Henrique Rubo, prefeito do Campus USP de Bauru.

Para a produção de conteúdo, a publicação contou com a colaboração das seguintes fontes (consultadas): Profª Drª Cassia Maria Fischer Rubira, Departamento de Cirurgia, Estomatologia e Radiologia da FOB-USP e presidente da Comissão de Biossegurança da FOB-USP.  Enfª Drª. Cleide Carolina da Silva Demoro Mondini, atuando no HRAC-USP há 35 anos e atualmente desenvolvendo atividades como enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da CCIH-HRAC-USP. Simone Berriel Joaquim, engenheira da PUSP-B. Fernando Moreira, engenheiro ambiental da empresa Cheiro Verde Ambiental. Centro de Vigilância Sanitária/Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/Ministério da Saúde.

Para saber mais:

Comissão de Biossegurança da FOB-USP: secretaria.cb@fob.usp.br
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HRAC-USP): scih.hrac@usp.br
www.gov.br/anvisa/pt-br
www.cvs.saude.sp.gov.br/cvs.asp

Leia, aqui, a versão completa do Jornal Campus USP-Bauru Informa: Edição Especial “Descarte Adequado de Máscaras”