USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

HRAC-USP abre seleção para Especializações em Odontologia

Atendimento na Divisão de Odontologia do HRAC-USP. Foto: Adauto Nascimento/Acervo HRAC-USP

São oferecidas 54 vagas para diversas especialidades odontológicas. Com duração de dois anos e início em março de 2022, os cursos são gratuitos e os processos seletivos não têm taxa de inscrição. As inscrições serão recebidas de 03 a 17/01/2022

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru está com processos seletivos abertos para Especializações na área de Odontologia.

Ao todo, são oferecidas 54 vagas para as áreas de Dentística (10 vagas), Endodontia (06), Odontopediatria (06), Periodontia (10), Prótese Dentária (12) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (10).

Com duração de dois anos (de março de 2022 a fevereiro de 2024), todos os cursos são gratuitos e os processos seletivos não têm taxa de inscrição. As cargas horárias variam entre 24 e 40 horas semanais, conforme o curso.

As inscrições serão recebidas de 03 a 17/01/2022, exclusivamente via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/). Os candidatos devem ter graduação em Odontologia.

Os processos seletivos terão fases presenciais, sendo compostos por provas específicas teóricas, práticas e/ou de proficiência em Inglês (conforme o curso), além de análise curricular. As provas serão realizadas em salas de aula da Pós-Graduação do HRAC-USP, no final de janeiro e início de fevereiro de 2022. A matrícula para todos os cursos será realizada no período de 21 a 25/02/2022 e o início das aulas será em 03/03/2022.

O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Os editais, calendário completo e todos os detalhes podem ser consultados no site http://www.hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao. Mais informações com a Seção de Apoio Acadêmico do HRAC, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420.

Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires, Smile Train

Centro de liderança e excelência
Fundado em 1967, o HRAC-USP é pioneiro em suas áreas de atuação e referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais congênitas, síndromes associadas e deficiências auditivas, com assistência disponibilizada via Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho interdisciplinar de sua equipe, o processo de reabilitação integral – com vistas à completa inserção do paciente na sociedade – e a humanização no atendimento são características que marcam a atuação do Hospital desde a sua origem e se destacam até hoje.

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o HRAC-USP é também um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento e inovações, com programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), além de cursos lato sensu e de extensão (residências médicas e multiprofissionais, especializações e práticas profissionalizantes), todos gratuitos.

Nesses 54 anos de atividades, o Hospital registra mais de 122.000 pacientes já atendidos (sendo 52.000 ativos) de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.700 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária.

Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura labiopalatina –, com a qual o Hospital iniciou parceria em 2017. Os Centros de Liderança servem como núcleos regionais para o tratamento e treinamento profissional em fissuras, fornecendo um modelo de reabilitação integral e centrado na equipe interdisciplinar, sendo referência para outros centros e garantindo que o mais alto padrão de tratamento de fissuras esteja disponível para todos. Site: www.hrac.usp.br.