Curso de auxiliar de saúde bucal para jovens carentes

A técnica Susana Guerci de Mattos (à direita) auxiliando a residente de Ortodontia Eduarda Camargo (à esquerda) em atendimento odontológico no HRAC-USP. Foto: Tiago Rodella/HRAC-USP

Gratuito, curso oferecido pelo HRAC-USP tem 10 vagas e duração de um ano; inscrições de 03/01 a 01/02/2022

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru oferece, pela primeira vez, o curso de difusão Formação de Auxiliar de Saúde Bucal, voltado a jovens de baixa renda.

Gratuito, o curso tem 10 vagas e duração de um ano, de março de 2022 a fevereiro de 2023, com carga horária de 20 horas por semana (quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira).

As inscrições serão realizadas pelo Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), das 8h de 03/01/2022 até às 17h de 01/02/2022. Os candidatos devem ter o ensino fundamental completo no momento da inscrição e ter no mínimo 18 anos na data de início do curso (07/03/2022).

Segundo a idealizadora e coordenadora do curso, professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP, esse curso de difusão tem um escopo social e o projeto tem como colaboradora a doutora Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, chefe técnica da Divisão de Odontologia do HRAC-USP.

“O objetivo primordial é contribuir para a autonomia de jovens carentes, por meio da educação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho local e regional, como auxiliares de saúde bucal”, explica Daniela Garib.

“Acreditando no papel transformador da Universidade, e diante da necessidade de contribuir de maneira mais ativa para a nossa comunidade, principalmente em tempos desafiadores, a proposta é realizar um curso de difusão anual. E o Centrinho nos parece o local ideal para o desenvolvimento deste projeto. Contamos com o apoio da Superintendência do HRAC, da Seção de Apoio Acadêmico, e também de colaboradores docentes da FOB, além de cirurgiões-dentistas e auxiliares do HRAC”, acrescenta a professora.

“Tradicionalmente, a atuação do HRAC sempre teve forte impacto social. Este projeto certamente vem ampliar a contribuição da Universidade para a comunidade, com vistas à transformação social e da realidade local onde estamos inseridos”, salienta o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP.

Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires, Smile Train

Processo seletivo
A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP e constará de duas fases. A primeira fase será composta de prova teórica de conhecimentos específicos de biossegurança, realizada no dia 16/02/2022 (das 8h às 10h), e pontuação do histórico escolar do ensino fundamental, realizada pela Comissão Julgadora do processo seletivo.

A segunda fase será composta de avaliação socioeconômica dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco, e será realizada por assistente social do HRAC-USP no dia 18/02/2022 (a partir das 9h).

Para a ordem de classificação dos candidatos, será levado em consideração tanto o nível socioeconômico como as notas obtidas na primeira fase.

O edital completo está disponível no site https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. Mais informações na Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP, pelo e-mail saac@usp.br ou telefone (14) 3235-8420. O HRAC-USP fica localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP).