USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

HRAC-USP abre processos seletivos para cursos de pós-graduação stricto e lato sensu

Cirurgia ortognática realizada no Centro Cirúrgico do HRAC. Foto: Márcio Antonio da Silva, HRAC-USP

Ao todo, são ofertadas 147 vagas, para cursos gratuitos de mestrado, doutorado, residências médicas, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento; inscrições serão realizadas em dezembro, janeiro e fevereiro, conforme o curso

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru está com processos seletivos abertos para diversos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu.

Ao todo, são ofertadas 147 vagas, para cursos de mestrado, doutorado, residências médicas, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento, todos gratuitos. Os cursos são voltados a profissionais com formação na área da saúde e áreas afins.

As inscrições serão realizadas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, conforme o curso. As atividades de todos os cursos têm início em 2022. A duração, carga horária e cronograma do processo seletivo também variam de acordo com o curso.

Mestrado e Doutorado
Para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, são oferecidas 30 vagas (16 para Mestrado e 14 para Doutorado).

Único no país e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP tem nota cinco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa; disponibilidade presencial para as atividades de pesquisa e disciplinas do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais no HRAC-USP; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site do HRAC-USP, das 8h de 23/12/2021 até às 17h de 24/01/2022. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo será realizado no formato on-line, nos dias 10 e 11/03/2022. A seleção será composta por prova específica dissertativa e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line. Para os candidatos que não tenham certificado de proficiência, haverá prova de língua inglesa no dia 28/01/2022, também por meio de plataforma on-line.

O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e relação de orientadores estão disponíveis no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado/. Mais informações pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Residências médicas
As Residências Médicas oferecem 07 vagas, todas com bolsas de estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Para a Residência Médica em Anestesiologia, são ofertadas 03 vagas, preenchidas por meio da Seleção Pública para Residência Médica 2022 do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo, realizada pelo Instituto Quadrix (www.quadrix.org.br).

Pela mesma seleção pública, também são oferecidas 03 vagas para a Residência Médica em Otorrinolaringologia.

Ambos os programas de Residência são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), estruturados com três anos de duração e voltados a candidatos com graduação em Medicina. As inscrições encerraram em 22/12/2021 e a prova objetiva será aplicada no dia 15/01/2022.

Já a Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial conta com 01 vaga e os candidatos devem ser graduados em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e/ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Também credenciada pela CNRM/MEC, a Residência terá duração de um ano. As inscrições serão realizadas via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), de 03/01 a 04/02/2022. A prova objetiva, prova prática e análise curricular ocorrerão no dia 10/02/2022, no HRAC-USP. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado (neste link).

Especializações em Odontologia
Já as Especializações em Odontologia oferecem ao todo 54 vagas, para as áreas de Dentística (10), Endodontia (06), Odontopediatria (06), Periodontia (10), Prótese Dentária (12) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (10).

Com duração de dois anos, os cursos serão oferecidos de março de 2022 a fevereiro de 2024 e os processos seletivos não têm taxa de inscrição. As cargas horárias variam entre 24 e 40 horas semanais, conforme o curso.

As inscrições serão recebidas de 03 a 17/01/2022, exclusivamente via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/). Os candidatos devem ter graduação em Odontologia.

Os processos seletivos terão fases presenciais, sendo compostos por provas específicas teóricas, práticas e/ou de proficiência em Inglês (conforme o curso), além de análise curricular. As provas serão realizadas em salas de aula da Pós-Graduação do HRAC-USP, no final de janeiro e início de fevereiro de 2022.

Práticas profissionalizantes
Para as Práticas Profissionalizantes, são oferecidas 46 vagas, nas áreas de Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia.

Na área médica, a Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis oferece 03 vagas, com inscrições de 03 a 17/01/2022. A Prática Profissionalizante em Rinologia oferta 01 vaga e as inscrições serão de 03/01 a 04/02/2022. Para ambos os cursos, os candidatos dever ser graduados em Medicina com residência concluída em Otorrinolaringologia. Com cargas horárias de 40 horas semanais, as duas Práticas Profissionalizantes têm duração de um ano.

Na área de Fonoaudiologia, são 03 vagas para a Prática Profissionalizante em Implante Coclear (carga horária semanal de 24 horas) e 02 vagas para a Prática Profissionalizante em Próteses Auditivas Implantáveis (carga horária de 16 horas por semana), com inscrições de 03 a 17/01/2022. Os dois cursos têm duração de um ano e os candidatos devem ter graduação em Fonoaudiologia.

Na área de Odontologia, são oferecidas Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (03 vagas), Dentística (02), Endodontia (08), Odontopediatria (07 para 16 horas semanais e 02 para 28 horas semanais), Periodontia (08), Prótese Dentária (05) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (02). Os candidatos devem ser graduados em Odontologia e, para as Práticas Profissionalizantes em Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia, também devem ter Especialização nas respectivas áreas. As inscrições serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, de acordo com o curso. As cargas horárias também variam entre 16 e 40 horas semanais, e a duração, entre dois meses e um ano, conforme o curso.

Para todas as Práticas Profissionalizantes, as inscrições serão realizadas via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/) e os processos seletivos ocorrerão em fevereiro de 2022.

Aperfeiçoamento
O HRAC-USP oferece ainda o Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora, com 10 vagas para candidatos graduados em Odontologia. O curso terá duração de um ano, com carga horária semanal de 32 horas. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), de 03/01 a 01/02/2022.

A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP, no dia 09/02/2022, e constará de prova teórica de conhecimentos específicos de Ortodontia e Fissuras Labiopalatinas, prova prática de Ortodontia e análise curricular.

Inscrições e informações
Os editais e todos os detalhes das residências médicas, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento podem ser consultados no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br.

Foto: Klaus Aires, Smile Train

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP foi fundado em 24/06/1967. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 54 anos, registra mais de 122.000 pacientes já atendidos (sendo 52.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.700 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. Site: www.hrac.usp.br.

Relação de cursos e vagas

Curso Vagas
Mestrado 16
Doutorado 14
Residência Médica em Anestesiologia 03
Residência Médica em Otorrinolaringologia 03
Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial 01
Especialização em Dentística 10
Especialização em Endodontia 06
Especialização em Odontopediatria 06
Especialização em Periodontia 10
Especialização em Prótese Dentária 12
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia 10
Prát. Prof. em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis (Medicina) 03
Prát. Prof. em Rinologia (Medicina) 01
Prát. Prof. em Implante Coclear (Fonoaudiologia) 03
Prát. Prof. em Próteses Auditiva Implantáveis (Fonoaudiologia) 02
Prát. Prof. em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial 03
Prát. Prof. em Dentística 02
Prát. Prof. em Endodontia 08
Prát. Prof. em Odontopediatria (16 horas semanais) 07
Prát. Prof. em Odontopediatria (28 horas semanais) 02
Prát. Prof. em Periodontia 08
Prát. Prof. em Prótese Dentária 05
Prát. Prof. em Radiologia Odontológica e Imaginologia 02
Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora 10
Total de vagas 147