Revista JAOS sobe para 35º lugar em ranking mundial

Revista científica JAOS sobe para 35º lugar em ranking mundial

Entre 92 periódicos internacionais, alcance no fator de impacto na base JCR saltou de 2,698 para 3,144.

O periódico científico Journal of Applied Oral Science (JAOS) apresentou novo alcance significativo no fator de impacto, que saltou de 2,698 para 3,144, de acordo com a base de dados Journal Citation Reports (JCR), Science Edition, de 2021. Com isso, passa a ocupar a 35ª posição entre os 92 periódicos indexados na área da Odontologia, categoria de Cirurgia Oral e Medicina, permanecendo no segundo quartil dos periódicos da área.

Em relação à base de dados Scopus da Elsevier, a métrica CiteScore (CS) também apresentou aumento de seu índice, passando de 3,5 para 4,8, estando o JAOS classificado na 18ª posição entre os 109 da Odontologia indexados na base.

A editora-chefe da revista, professora Karin Neppelenbroek, informa que desde sua indexação, o periódico vem apresentando continuidade ou estabilidade de suas métricas, sobretudo no último triênio, no qual demonstrou significativo destaque e expressão mundial. “A publicação é vinculada à Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, (FOB-USP), que sempre contou com forte comprometimento institucional da Diretoria e com o profissionalismo de sua equipe técnica”.

Ciência Aberta

Neppelenbroek destaca que os editores associados têm exercido forte papel na renovação e atualização para atender e fortalecer os princípios propostos pela Ciência Aberta. “O apoio financeiro recebido do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem sido fundamental para os suportes digitais e técnicos do periódico”.

Nos últimos anos, além dos enfrentamentos impostos pela pandemia, “os desafios para implementação de constantes e novos direcionamentos na proposta da Ciência Aberta têm resultado notoriamente em maior disseminação, visibilidade e interesse de colaboradores e de leitores”, acrescenta a professora Linda Wang, co-editora-chefe da publicação.

“Certamente estamos passando por uma importante fase de consolidação internacional. Novos desafios continuarão, o que nos exigirá a continuidade de adequações e comprometimento”. Wang também adianta que, em breve, a atualização das normas do periódico ampliará as ferramentas e possibilidades.

“Na certeza de que podemos avançar neste espírito construtivo, agradecemos a toda a comunidade seja como editores, autores ou revisores. Agradecer as gestões anteriores é certamente necessário para atingirmos o patamar atual”, conclui a editora Karin Neppelenbroek.

Leia aqui os artigos do periódico científico JAOS.

Siga JAOS nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/JournalJAOS
Instagram: www.instagram.com/journaljaos