USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Portadores de lúpus eritematoso são convidados para pesquisa

Quem tiver Lúpus Eritematoso Sistêmico e interesse em participar da pesquisa, pode entrar em contato com a Clínica de Estomatologia pelo telefone/WhatsApp 14 3235-8241, das 09h às 12 horas ou 14h às 18 horas.

A disciplina de Estomatologia da FOB-USP convida pessoas voluntárias, acima de 18 anos, com diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico confirmado por médico.

Trata-se de uma doença autoimune inflamatória crônica que apresenta diversas manifestações sistêmicas e bucais como a baixa quantidade de saliva, problemas gengivais, sensação de boca seca e mau hálito para a participação em uma pesquisa clínica.

Quem tiver Lúpus Eritematoso Sistêmico e interesse em participar da pesquisa, pode entrar em contato com a Clínica de Estomatologia pelo telefone/WhatsApp 14 3235-8241, das 09h às 12 horas ou 14h às 18 horas, de segunda a sexta, e informar “Pretendo participar da pesquisa com Lúpus Eritematoso Sistêmico”.

Os participantes serão avaliados sobre a condição bucal, salivação, incidência de cárie, problemas periodontais e qualidade de vida. O objetivo do estudo é avaliar a condição bucal dos indivíduos com Lúpus Eritematoso Sistêmico, como ressecamento bucal e labial, periodontite, baixa salivação, sensação de boca seca, cárie e saburra lingual.

Com os diagnósticos bucais, os participantes serão encaminhados para tratamento odontológico no Centro de Pesquisa Clínica, incluindo a detecção da presença de mau hálito através da mensuração por um aparelho importado (cromatógrato gasoso OralChroma).

Identificadas a quantidade e a origem do mau hálito, os participantes serão adequadamente tratados. Para os pesquisadores envolvidos na pesquisa, a finalidade é melhorar a qualidade de vida das pessoas.