USP Bauru promove campanha contra desperdício de alimentos

Equipe USP Recicla – Campanha Diga NÃO ao Desperdício! Foto: Divulgação.

Com objetivo de conscientizar os alunos usuários do Restaurante Universitário por meio de processo educativo para a redução do desperdício de alimentos, o campus USP de Bauru promoveu a campanha Diga NÃO ao Desperdício!

Organizada pelos programas USP Recicla da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), a campanha também almejou a diminuição do uso de produtos descartáveis e demais recursos disponíveis ao público que se alimenta no local.

Como parte das ações, foram pesadas as sobras das bandejas para quantificação do perfil do descarte. Durante a intervenção, que aconteceu no horário de almoço do dia 07/12, foram analisadas as refeições de 392 alunos. 71% deles devolveram as bandejas limpas, ou seja, sem sobras. As 112 bandejas que apresentaram sobras somaram 10 Kg, representando um desperdício de alimento deste grupo igual a aproximadamente 90g/aluno.

Aperfeiçoamento do cardápio e consumo racional

Ao final da atividade, a equipe do USP Recicla abordou os alunos para uma conversa sobre a finalidade da ação, a importância da minimização do desperdício e, ainda, o uso do copo sustentável (permanente) nos espaços da Universidade.

Os resultados obtidos foram apresentados à direção da PUSP-B e poderão contribuir para o aperfeiçoamento do cardápio oferecido pelo Restaurante Universitário, melhor identificado ao paladar dos alunos, e, por outro lado, ampliar a conscientização para um consumo racional dos alimentos (colocar no prato apenas a porção que irão comer), entre outros benefícios.

Tais ações integram um processo educativo, contínuo, desenvolvido pelo USP Recicla, programa institucional e permanente da Universidade de São Paulo, consoantes às propostas da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

Mundo sustentável

Por ano, segundo a ONU, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo não é consumido pela população, sendo perdido em alguma etapa da cadeia de produção ou desperdiçado no elo final, em restaurantes e residências.

A cadeia de produção e distribuição de alimentos necessita de água, terra, adubos minerais, pesticidas, energia elétrica e combustíveis fósseis. O alimento que vai para o lixo enterra junto com ele todos esses recursos que foram consumidos durante o seu processo de produção e causa impactos ambientais na atmosfera e na biodiversidade.

Para a comissão organizadora da campanha Diga NÃO ao Desperdício!, “conscientizar o aluno da importância de não deixar sobras de alimentos para serem jogadas no lixo e o uso de copos permanentes em detrimento aos descartáveis, são  maneiras de contribuir para a minimização de resíduos, de conservação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida, mostrando, ainda,  que ele, o aluno, pode ajudar para que a USP seja um exemplo de consumo responsável e de destinação adequada dos resíduos em busca de uma sociedade mais sustentável”.

Luís Victorelli (MTb 21.656)