USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centrinho-USP completa 48 anos

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

Ação de graças, tradicional bolo, quadrilhas juninas e visita de familiares de funcionários integram as comemorações

Junho é o mês de aniversário do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e uma programação comemorativa especial vai marcar a data e reunir pacientes, familiares, funcionários, alunos e comunidade do campus de Bauru da USP.

No dia 24 de junho (quarta-feira), data em que o Hospital completa 48 anos, será realizada uma cerimônia de ação de graças, às 14h, no saguão da Unidade 2 da instituição. Ao final da solenidade, será distribuído o tradicional bolo aos participantes. Em seguida, pacientes, pais, servidores e alunos se reúnem e confraternizam em uma animada quadrilha junina.

No dia 26 de junho (sexta-feira), a partir das 15h30, acontece no Hospital a Festa Junina “Balancê do Centrinho”, para funcionários e alunos, com quadrilha caipira e comidas típicas levadas pela equipe.

E para encerrar a programação de aniversário, uma novidade. No dia 27 de junho (sábado), familiares de funcionários poderão conhecer o Centrinho-USP e o serviço prestado pela instituição. O objetivo é aproximar as famílias e mostrar a importância do trabalho realizado pelos funcionários.

A atividade acontece a partir das 9h. Haverá café da manhã; boas-vindas com a superintendente, Regina Célia Bortoleto Amantini; apresentações com o chefe técnico da Divisão Administrativo-Financeira, João Henrique Nogueira Pinto, e com a presidente do Grupo de Trabalho da Humanização e ouvidora, Maria Irene Bachega; e visita monitorada às dependências do Hospital.

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

A instituição
Fundado em 24 de junho de 1967, o Hospital Centrinho-USP nasceu para oferecer tratamento integral a pessoas com malformação craniofacial – especialmente a fissura labiopalatina – e síndromes relacionadas. A partir da década de 80, passou a atuar também na área da saúde auditiva, sendo pioneiro no país – desde 1990 – no tratamento cirúrgico com implante coclear.

Com mais de 100 mil pacientes matriculados de todas as regiões do país, a instituição oferece, desde 2005, atendimento ambulatorial e cirúrgico em otorrinolaringologia à população de Bauru e região, com agendamento via Departamento Regional de Saúde do Estado (DRS-VI Bauru).

Como hospital universitário, o Centrinho-USP é um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento, novas tecnologias e protocolos. Isso é possível por meio de programas de ensino e da forte atuação em pesquisa, inclusive em parceria com instituições do exterior. Hoje, são oferecidos 18 cursos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e de extensão, todos gratuitos. Cerca de 1.200 mestres, doutores e especialistas do Brasil e também estrangeiros já foram titulados pela instituição.