FOB/USP conta com novas instalações no campus

FOB 2No dia 2 de maio, às 9h30, na área anexa ao Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) aconteceu a solenidade de inauguração de três instalações no campus.

As instalações constam do Bloco Didático III – Auditório “Profª Drª Maria Cecilia Bevilacqua”, Sala do Programa de Educação Tutorial (PET) “Profª Drª Maria Fidela de Lima Navarro” e quiosque – Espaço Acadêmico Universitário da FOB/USP.

O evento contou com a presença de Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da USP, de Osvaldo Shigueru Nakao, superintendente do Espaço Físico da USP, de Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da FOB/USP, autoridades, dirigentes das unidades do campus, professores, alunos e funcionários.

Bloco Didático III

O Bloco Didático III faz parte das instalações do Campus USP de Bauru e é multiusuário. Dispõe de 4 salas para 60 alunos e 2 salas para 30 alunos e um auditório com 200 lugares, que recebeu o nome da professora doutora Maria Cecília Bevilaqua, pela contribuição que ela deu à criação e implantação do curso de Fonoaudiologia no campus. A obra foi construída com verba da Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP.

Sala do Programa de Educação Tutorial (PET)

A Sala do PET localiza-se no corredor das clínicas odontológicas, com uma área de 57m2 e foi construída com verba da FOB. É utilizada pelos bolsistas e não bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) em Odontologia e em Fonoaudiologia da FOB/USP.

O Programa é mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e os grupos desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando melhorar o curso de graduação em que são inseridos, bem como aproximar a instituição de ensino superior da comunidade externa.

Tais ações são planejadas e organizadas em reuniões que acontecem na Sala do PET, com orientação das professoras tutoras dos grupos. Ainda nessa sala os estudantes trabalham em equipes e armazenam todo o material utilizado para o desenvolvimento das atividades.

Atualmente o programa conta com 15 alunos do PET Odontologia e 15 alunos do PET Fonoaudiologia.

Em 1984, quando o PET era coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a professora doutora Maria Fidela de Lima Navarro foi a responsável pela criação do PET Odontologia na FOB, que ocorreu oficialmente em 1985, sendo o primeiro programa de Odontologia do Brasil.

Pelo seu empenho na implantação do PET Odontologia, e sendo a primeira tutora do programa, a professora Maria Fidela foi homenageada cedendo seu nome a sala inaugurada.

Hoje a tutora do PET Odontologia é a professora doutora Linda Wang, docente da Disciplina de Dentística da FOB/USP.

Desde o início do Programa, a professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, Giédre Berretin-Felix é a tutora do PET Fonoaudiologia, que completa 10 anos de existência em junho de 2016.

Porém, em 2010 a professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, Wanderléia Blasca foi a tutora do PET Fonoaudiologia.

Informações adicionais sobre os programas podem ser obtidas nos sites:

Fonoaudiologia: http://web.fob.usp.br/pet/fono/

Odontologia: http://web.fob.usp.br/pet/odonto/

Quiosque

A instalação do quiosque – Espaço Acadêmico Universitário da FOB/USP dispõe de 100m2, sendo um espaço de descanso destinado aos alunos de graduação e foi construído com verba da FOB.

A FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).

Marianne Ramalho (MTb.15.744)

Foto: Fachada da FOB/USP

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)