USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais

Evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro Universitário da FOB-USP, e reunirá renomados especialistas do Brasil e do exterior 

Será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, no Teatro Universitário da USP em Bauru, o 6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, o Simpósio terá como tema principal neste ano “A fronteira do conhecimento na reabilitação das anomalias craniofaciais”. O objetivo é discutir e disseminar os avanços no diagnóstico e tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas.

O evento contará com a participação de renomados especialistas do Brasil e do exterior. Os palestrantes internacionais confirmados são: John van Aalst, cirurgião plástico e diretor de Pesquisa do Shriners Hospitals for Children, de Cincinnati (Estados Unidos); Nancy Scherer, professora do Departamento de Fonoaudiologia do College of Health Solutions da Arizona State University (ASU), de Phoenix (Estados Unidos); e Carolina Gutiérrez Melis, ortodontista da Fundación Gantz e Hospital del Niño com Fisura, de Santiago (Chile).

A abertura do Simpósio será no dia 25 de outubro (sexta-feira), às 8h30, e contará com a participação do professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Em seguida, às 9h, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP, ministrará a conferência magna “Atividades de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP”. A programação do dia 25 de outubro conta ainda com palestras e apresentações de trabalhos científicos, até às 18h.

No sábado, 26 de outubro, o Simpósio prossegue com painel, premiação e encerramento, das 8h30 às 11h.

O público-alvo do evento são pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. As vagas já foram esgotadas e as inscrições estão encerradas .

A comissão científica do Simpósio é formada por docentes, profissionais e alunos de pós-graduação do HRAC-USP e FOB-USP, e por alunos de graduação dos três cursos da FOB-USP (Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina).

O 6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas conta ainda com apoio da Superintendência do HRAC-USP, do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos e da Smile Train, instituição filantrópica internacional que apoia o tratamento da fissura labiopalatina em mais de 85 países.

Programação completa no site www.hrac.usp.br/eventos. O Teatro Universitário da USP-Bauru fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Mais informações pelo e-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br.

Serviço
6º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas
Quando: 25 e 26/10/2019
Onde: Teatro Universitário da USP-Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária)
Público-alvo: Pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde (as vagas já foram esgotadas e as inscrições estão encerradas)
Programação completa: www.hrac.usp.br/eventos
Mais informações: E-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br
Realização: Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP
Apoio: Superintendência do HRAC-USP, NIH e Smile Train

(Legenda da foto: o professor Nivaldo Alonso, docente da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP e coordenador da equipe de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP (que também é um dos especialistas convidados para esta edição), durante a 5ª edição do Simpósio, realizada em novembro de 2017. Crédito: Denise Guimarães, FOB-USP)