USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Simpósio internacional discute avanços na reabilitação das fissuras orofaciais

Evento científico será realizado na USP em Bauru nos dias 24 e 25/03 e celebrará os 25 anos da Pós-Graduação do HRAC; as inscrições estão abertas e a data limite para envio de e-poster é 17/03

Estão abertas as inscrições para o 7º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, que será realizado em Bauru nos dias 24 e 25/03, tendo como tema principal “A Reabilitação e a Pesquisa na Nova Era”. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, o Simpósio acontecerá no Teatro Universitário do campus e reunirá renomados especialistas do Brasil e do exterior.

Voltado a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e demais interessados, o evento tem como objetivo discutir e disseminar os avanços no diagnóstico e tratamento interdisciplinar das fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais associadas.

Abertura da sexta edição do Simpósio, realizada em outubro de 2019. Foto: Denise Guimarães, FOB-USP

A programação preliminar traz conferências sobre temas como interdisciplinaridade, diagnóstico, fala e função velofaríngea, sono, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, protocolos cirúrgicos e saúde auditiva nas anomalias craniofaciais. Também serão abordados assuntos como a montagem de um centro de reabilitação de fissuras orofaciais e a experiência de egressos da Pós-Graduação. O palestrante internacional convidado é o professor Ronald Strauss, docente de Odontologia e de Medicina Social da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (Estados Unidos).

Os pesquisadores ainda terão a oportunidade de apresentar trabalhos na modalidade de e-poster (painel digital), no intuito de enriquecer e disseminar o conhecimento científico. Poderão ser submetidas pesquisas com resultados parciais ou completos, projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), relatos de casos clínicos e revisões sistemáticas. A data limite para envio do e-poster é 17/03.

O Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) fica localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP. Inscrições, programação preliminar e submissão de trabalhos no site https://hrac.usp.br/eventos/. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br.

25 anos da Pós-Graduação
Esta edição também celebrará os 25 anos do Programa de Pós-Graduação da instituição, com o 1º Encontro de Ex-alunos de Pós-Graduação do HRAC-USP e o pré-evento do Simpósio, o 1º Encontro Brasileiro de Direito à Reabilitação da Pessoa com Deficiência, que será realizado no dia 23/03.

Único no país e no mundo em sua área de concentração – Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas – o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP tem nota cinco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP foi reconhecido como estratégico pela CAPES, em razão da formação de excelência para o país e do seu impacto social, contribuindo para a criação e o desenvolvimento de novos centros especializados, como o Instituto Yaçuri da Amazônia. Com isso, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em dezembro de 2022 entre a CAPES e USP, o Programa receberá investimentos ao longo de quatro anos, que serão destinados a recursos de custeio, recursos de capital e para a concessão de até 48 bolsas de mestrado, 20 de doutorado e 28 de pós-doutorado.

Com 143 alunos matriculados em dezembro de 2022, o Programa já concedeu 409 títulos nesses 25 anos de atividades, 260 de mestre e 149 de doutor.

Serviço
7º Simpósio Internacional de Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas e 25 anos do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP
Quando: 24 e 25/03/2023
Onde: Teatro Universitário da FOB-USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Público-alvo: estudantes, profissionais e pesquisadores da área da saúde e demais interessados
Prazo para envio de e-poster: 17/03
Inscrições, programação preliminar e submissão de trabalhos: site https://hrac.usp.br/eventos/
Mais informações: e-mail simposiointernacional_pghrac@usp.br
Organização: Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP