USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

HRAC-USP: evento científico reúne líderes mundiais no tratamento da fissura labiopalatina

‘Total Cleft Care’ acontecerá nos dias 20 e 21/11 e abordará o gerenciamento multidisciplinar da malformação, do nascimento até a maturidade

Nos dias 20 e 21/11 (segunda e terça-feira), a USP Bauru sediará a primeira edição do evento científico “Total Cleft Care – From birth to adulthood” (“Cuidado Total em Fissura – Do nascimento à idade adulta”), promovido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), centro de liderança em fissura labiopalatina, com apoio da Smile Train, maior organização filantrópica do mundo na área.

O congresso será realizado no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e reunirá líderes mundiais no tratamento da fissura labiopalatina – que atuam na Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Itália e Paquistão -, além de cerca de 300 participantes, entre cirurgiões, ortodontistas e fonoaudiólogos, incluindo especialistas em cirurgia plástica, otorrinolaringologia e cirurgia oral e maxilofacial. As inscrições serão recebidas até sexta-feira, 17/11.

Segundo os organizadores, o gerenciamento multidisciplinar da fissura labiopalatina será abordado em formato de linha temporal, revisando, em ordem cronológica, todos os procedimentos fundamentais realizados na reconstrução do lábio e do palato – do nascimento até a maturidade -, contemplando desde os aspectos preventivos, principais cirurgias e indicações, até a completa reabilitação. Os palestrantes irão apresentar, comparar e analisar as técnicas mais modernas utilizadas, promovendo grandes oportunidades de discussão e atualização.

A abertura do evento contará com a participação dos professores Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e vice-diretor da FOB-USP; Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e presidente do congresso; e Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP; além de Danilo Arruda de Souza, diretor-geral do Hospital das Clínicas de Bauru; Larry Hollier, presidente do Conselho Médico Consultivo global da Smile Train; e Rafael Custódio, diretor regional da Smile Train para a América Latina.

A Comissão Organizadora do Total Cleft Care é composta por Nivaldo Alonso, presidente; Cristiano Tonello, vice-presidente; e por Cleide Felício de Carvalho Carrara, Daniela Gamba Garib Carreira, Melissa Zattoni Antoneli, Renato Yassutaka Faria Yaedú e Roberta Martinelli Carvalho, diretores científicos.

Programação completa, inscrições e mais informações no site https://hrac.usp.br/eventos. O Teatro Universitário da FOB-USP fica localizado na Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru (SP).

Confira também:
TV USP Bauru | Programa Ligado na Universidade
Evento internacional debaterá reabilitação integral da fissura labiopalatina
Canal: www.youtube.com/@tvuspbauru

Serviço
Total Cleft Care – From birth to adulthood
Quando: 20 e 21/11/2023
Onde: Teatro Universitário da FOB-USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Organização: HRAC-USP
Programação, inscrição e informações: https://hrac.usp.br/eventos