Placa de formatura da Turma 1 de Medicina da USP no HC Bauru

A partir da esquerda: Marília Buzalaf, diretora da FOB; Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina da FOB-USP; Luiz Fernando Ferraz da Silva, Nome da Turma 1 de Medicina; Leonardo Resende de Sousa, formando da Turma 1; e Danilo Arruda de Souza, diretor-geral do HC Bauru

Colação de grau será realizada nesta sexta-feira, 10/11, às 18h, no Teatro Universitário do campus

Foi realizado na tarde do dia 8/11, no Hospital das Clínicas de Bauru, o descerramento da placa de formatura da primeira turma do Curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). As placas da primeira e das próximas turmas ficarão instaladas no HC Bauru.

“Nos esforçamos muito como instituição para abrir o hospital o quanto antes e para que essa primeira turma tivesse a oportunidade de passar por aqui. Hoje temos em funcionamento no hospital UTI Adulto, UTI Pediátrica, enfermarias de Clínica Médica Adulto e Clínica Pediátrica, onde vocês passaram. E vão ficar as histórias e momentos que vocês vivenciaram, os pacientes que vocês atenderam”, destacou aos formandos o diretor-geral do HC Bauru, Danilo Arruda de Souza.

“Esperamos que esta seja a primeira de muitas turmas a estar aqui dentro. Em nome de toda a nossa equipe, prestamos em conjunto essa homenagem a vocês da primeira turma, por estarem e desenvolverem as suas atividades aqui no Hospital das Clínicas de Bauru nesses momentos iniciais e pioneiros da unidade. Desejamos tudo de bom na futura vida médica e que vocês tenham sempre este hospital como uma casa”, completou.

O professor Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina da USP Bauru desde maio de 2023, ressaltou que este importante momento visa “eternizar o nome dos formandos da primeira turma já no Hospital das Clínicas, como é tradição nas outras Faculdades de Medicina da USP”.

“Estamos muito felizes por estar com o Hospital das Clínicas em funcionamento e por ter conseguido que parte do internato dessa primeira turma já tenha sido feito dentro do hospital”, pontuou.

Coordenador do Curso de Medicina de junho de 2019 a maio de 2023, o professor Luiz Fernando Ferraz da Silva – que será o Nome de Turma – enfatizou o simbolismo que marca a primeira turma. “Tenho na minha sala uma lista da primeira turma da FMUSP [Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da capital], e olho sempre para ela. Se eu tive a possibilidade de estudar lá depois, de ser professor e de construir a minha carreira, foi porque aquelas pessoas se entregaram, passaram por todas as dificuldades e ajudaram a construir aquilo. Depois que a gente trilhou esse caminho junto ao longo desses seis anos e de ver o que é implantar um curso, eu valorizo ainda mais aquela listinha. E agora vou ter duas, pois também terei guardada a lista da primeira turma de Bauru para ser eternizada”, assinalou.

“Estamos muito orgulhosos dos médicos que vocês são. Fizemos o que tínhamos que fazer, vocês fizeram por merecer”, frisou.

A diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Marília Afonso Rabelo Buzalaf, salientou aos formandos que este é um momento muito especial para todos. “É o marco inicial de uma carreira de muito sucesso e de excelência. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los, este campus sempre será a casa de vocês”.

Para o formando Leonardo Resende de Sousa, 23, integrar a primeira turma de Medicina da USP Bauru é algo histórico e a placa de formatura vem deixar isso registrado no Hospital das Clínicas.

“Com certeza isso vai ficar marcado para o resto da vida. As outras turmas também terão suas placas aqui no hospital, mas ser a primeira turma é muito especial. Este hospital, para nós, é a nossa casa, onde a gente conseguiu fazer parte do nosso internato. Sempre quisemos o hospital aberto, funcionando em sua plena capacidade, e esperamos um dia poder voltar e trabalhar como médicos aqui”, finaliza Leonardo, que é oriundo de São Sebastião do Paraíso (MG) e pretende permanecer em Bauru para realizar residências médicas em Otorrinolaringologia e em Cirurgia Geral.

A Colação de Grau dos formandos de Medicina será realizada nesta sexta-feira, 10/11, às 18h, no Teatro Universitário da FOB-USP, com transmissão ao vivo pelo canal www.youtube.com/@FOBUSPOFICIAL.

Investimentos e ampliação
Gerenciado pela Organização Social de Saúde FAEPA por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital das Clínicas de Bauru é custeado com recursos do Tesouro do Estado de São Paulo, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início do projeto, em agosto de 2022, o HC Bauru teve a ativação de 82 novos leitos e tem pactuado programa de investimentos em infraestrutura e equipamentos no montante de R$ 80 milhões em três anos. Nesta primeira etapa do investimento, já existem obras acontecendo na unidade visando sua ampliação, como a Sala de Tomografia, com conclusão prevista para o início de dezembro.