USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Bauru sedia reunião de aliança global para cuidados cirúrgicos

Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da FOB-USP, fala sobre a história e o trabalho realizado pelo HRAC-USP. Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC-USP

Organizado pela Smile Train, encontro acontece de 29/11 a 01/12 e as discussões focam o cuidado à saúde das populações indígenas, rurais e refugiadas; primeiro dia de atividades ocorreu no HRAC-USP, centro de liderança no tratamento de anomalias craniofaciais

De 29/11 a 01/12/2023, Bauru sedia a 14ª Reunião do Conselho Permanente da Aliança Global para Cuidados Cirúrgicos, Obstétricos, de Trauma e Anestesia (Aliança G4). Esta é a primeira vez que o encontro é realizado na América Latina e o primeiro dia de atividades ocorreu no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru – centro de liderança e excelência no tratamento de fissura labiopalatina -, com reuniões dos grupos de trabalho e visita técnica a setores do hospital.

O evento é organizado com o apoio da Smile Train, maior organização do mundo focada em fissuras labiopalatinas e parceira do HRAC-USP. O foco das discussões é enfrentar os desafios de prestar serviços de saúde com qualidade, segurança e acessíveis, especialmente para populações indígenas, rurais, refugiadas e economicamente carentes, que não têm acesso a centros médicos ou especialistas onde residem, no Brasil, na América Latina e na região do Caribe.

“Preencher a lacuna de saúde para comunidades vulneráveis é uma prioridade para a Smile Train, porque sabemos que o acesso a cuidados seguros, de qualidade e eficazes para fissuras labiopalatinas, em tempo hábil, pode mudar e salvar vidas”, explica Susannah Schaefer, presidente e CEO da Smile Train, que é membro da Aliança G4.

“Esperamos que a reunião da Aliança G4 em Bauru forneça esperança às comunidades rurais e indígenas no Brasil e na região da América Latina. Ao promover a colaboração e a inovação, estamos abrindo caminho para um futuro onde procedimentos cirúrgicos, obstétricos, de trauma e anestésicos não são apenas um privilégio, mas um direito fundamental de todos. Estamos empenhados em garantir que ninguém fique para trás na nossa busca coletiva por cuidados de saúde universais”, afirma Bisola Onajin-Obembe, presidente do Conselho Permanente da Aliança G4.

“Temos pacientes oriundos das regiões mais remotas do Brasil e desenvolvemos pesquisas e ações em telessaúde e teleassistência que ajudam a romper barreiras geográficas e econômicas. As discussões e deliberações deste encontro certamente contribuem para a identificação de soluções e o aprimoramento do cuidado à saúde de coletividades mais vulneráveis”, destaca o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP e vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Participam do encontro legisladores, especialistas de saúde renomados, assistentes sociais, executivos de hospitais especializados em cirurgia de fissura labiopalatina, diretores de programas globais de saúde, representantes de comunidades indígenas, além de lideranças mundiais ligadas a organizações filantrópicas, universidades e sociedades profissionais.

Entre os palestrantes estão: Alfredo Borrero, neurocirurgião, vice-presidente do Equador (2021-2023) e presidente do Consórcio Latino-Americano de Saúde; Susannah Schaefer, presidente e CEO da Smile Train; Richard Duque, assistente social indígena, intérprete e tradutor; Rafael Custódio, diretor da Smile Train para a América Latina; Claudio Tanca, diretor-executivo da Aliança G4; Iris Renata Vinha, coordenadora-geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde; Nivaldo Alonso, chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do HRAC-USP e professor de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), da capital; e Cristiano Tonello, chefe técnico do Departamento Hospitalar do HRAC-USP e professor do Curso de Medicina da FOB-USP.

Programação
O segundo dia do encontro, 30/11, é dedicado aos palestrantes externos, para compartilhar seus conhecimentos sobre diversos temas relacionados ao alcance de equidade na saúde. E no terceiro dia, 01/12, os participantes discutem os projetos, em grupos de trabalho, sobre quais ações podem ser realizadas globalmente, entre outros planos de ação.

Sobre a Aliança
A Aliança G4 é uma coalizão de mais de 70 de associações e organizações em todo o mundo que trabalham para aumentar a conscientização, moldar políticas e mobilizar recursos para tornar o acesso a cuidados cirúrgicos, obstétricos, de trauma e anestésicos de emergência e essenciais de qualidade, seguros e acessíveis, uma prioridade de saúde global e uma realidade para todas as pessoas. Site: www.theg4alliance.org.

(Com informações da Smile Train/DePropósito Comunicação de Causas)