USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

HC Bauru inaugura Brinquedoteca

Composta por voluntários do grupo Fábrica de Sorrisos, Turma do Chaves trouxe alegria e diversão aos pacientes na inauguração da Brinquedoteca do HC Bauru. Foto: Tiago Rodella

Com dois ambientes, sala conta com brinquedos pedagógicos, sonoros e luminosos, cantinho para colorir, jogos como quebra-cabeças e dominó, além da atuação de uma profissional; espaço foi preparado para ser um ambiente acolhedor, colorido e que proporcione momentos lúdicos às crianças e adolescentes internados e acompanhantes

O Hospital das Clínicas de Bauru inaugurou, no dia 28/11, sua Brinquedoteca, um espaço destinado a crianças e adolescentes de 0 a 17 internados e acompanhantes. Atualmente, o HC Bauru tem 16 leitos de enfermaria pediátrica e 10 leitos de UTI pediátrica, que atendem a essa faixa etária.

A inauguração da Brinquedoteca contou com a participação da Turma do Chaves, composta por voluntários do grupo Fábrica de Sorrisos.

Segundo a médica Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde do HC Bauru, este era um projeto pensado desde a inauguração da Pediatria no Hospital, em maio de 2023. “Atendemos crianças e adolescentes que vêm encaminhados da rede de saúde com várias doenças que demandam internação, como uma pneumonia que precisa de antibiótico, uma crise de asma, um diabetes descompensado, e queremos fazer o que for possível para aliviar esse sofrimento”, ressalta.

“Estar internado, estar em um ambiente hospitalar já é difícil para qualquer pessoa, mas, para as crianças e familiares, é ainda mais. Procuramos trazer alguma suavidade a esse momento. A Brinquedoteca é uma maneira de amenizar um pouco a internação dessas crianças e de encorajá-las a encarar esse período com mais leveza”, completa Maria Fernanda.

A salgadeira Érika Aparecida Noleto Rufino, 43, mãe de Anthony Noleto Rufino, 6, que ficou internado uma semana por conta de uma meningite, aprovou a novidade para as crianças. “É bem mais alegre para eles, menos estressante. Ter um lugar para brincar e ficar com outras crianças ajuda a passar o tempo. Achei muito bom”, destaca.

Ambiente acolhedor e lúdico
Chefe técnica do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do HC Bauru, Márcia Almendros Moraes explica que o espaço foi preparado para ser um ambiente acolhedor dentro da rotina hospitalar, decorado e colorido, para proporcionar experiências lúdicas e agradáveis às crianças e adolescentes internados e acompanhantes.

“A Brinquedoteca está dividida em dois ambientes principais, baseados na faixa etária e interesse dos pacientes. O primeiro ambiente é destinado aos pacientes de 0 a 4 anos, e conta com um colchonete macio, blocos de encaixe, bonecas, carrinhos, brinquedos pedagógicos, sonoros e luminosos, além do cantinho para colorir. Já o segundo ambiente acolherá os pacientes das demais idades, que poderão, além de manipular os brinquedos, se divertirem com jogos como quebra-cabeças, dominó, entre outros. Neste espaço também poderão ser desenvolvidas atividades de expressão plástica”, detalha Márcia.

A nova Brinquedoteca fica localizada na ala de Pediatria, no quarto andar da Unidade Clínicas, e conta com uma profissional que passou por treinamento com a equipe de Recreação, que já desenvolve atividades com pacientes com fissura labiopalatina e deficiência auditiva na Unidade Centrinho.

Os brinquedos ficam dispostos em prateleiras de fácil acesso e os jogos e demais materiais são administrados pela funcionária responsável. O horário de funcionamento da Brinquedoteca é de segunda-feira a sábado, das 12h às 18h.

A organização dos materiais e atividades destinadas aos pacientes é coordenada pela terapeuta ocupacional Márcia Almendros Moraes. A implantação e funcionamento da Brinquedoteca conta com o apoio da Diretoria e de diversos setores e profissionais do HC Bauru.