HC Bauru recebe plantio de árvore da Turma 1 de Medicina

Membros da Diretoria e equipe da FOB e do HC Bauru em frente à árvore Nandina

Considerada a árvore da resistência e muito cultivada pelos orientais, a muda de Nandina foi um presente da professora Maria José Bistafa Pereira (Zezé), docente aposentada da EERP-USP, que lecionou nos primeiros anos do Curso de Medicina da USP Bauru

Os recém-formados da Turma 1 de Medicina da USP realizaram, no dia 30/11, o plantio de uma árvore Nandina em canteiro localizado ao lado da entrada do Hospital das Clínicas de Bauru.

Profa. Zezé, que presenteou a Turma 1 de Medicina com a muda da árvore, durante a aula da saudade da T1, em novembro

Considerada a árvore da resistência e muito cultivada pelos orientais, a muda de Nandina foi um presente da professora Maria José Bistafa Pereira (Zezé), docente aposentada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), que lecionou nos primeiros anos do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

“A vocês que deixaram suas cidades, suas casas, o colo dos pais, o aconchego do lar, e vieram em busca da realização de um sonho, e com tantas adversidades hoje são vitoriosos e vitoriosas. Vocês para mim são comparados(as) a essa árvore, a Nandina, pois são pessoas que desafiaram, construíram uma história, a história da turma 1 da Medicina que sempre será lembrada por todos. Comparo a resistência da árvore com vocês, pela superação das dificuldades, pelo crescimento de cada um, pelo empenho e dedicação de cada um de vocês”, destacou Zezé em mensagem enviada aos recém-formados.

O médico recém-formado Matheus Borges; Profa. Marília Buzalaf, diretora da FOB-USP; Agnes Cruvinel, docente do Curso de Medicina; Eduardo Valério, assistente técnico administrativo da FOB; Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde do HC Bauru; e Bella Ishikiriama, docente do Curso de Medicina

Representando a Turma 1, Matheus Borges afirmou que a árvore “é um presente cheio de significado de uma pessoa cheia de significado pra gente. A Zezé foi adubo e nutriente para o crescimento de cada um de nós da turma 1. Ela semeou em cada um de nós, em cada pequeno detalhe, do dito e do não dito, um jeito de cuidar do outro mais generoso, mais empático, mais responsável”.

“Fazendo um paralelo com essa arvorezinha, agora é hora de a gente também estabelecer raízes num lugar diferente talvez. Mas essa árvore vai permanecer e crescer aqui, por nós. Essa árvore vai ser, para todos que passarem por aqui, um cartão de boas vindas da T1, e de todo mundo que deixou um pedacinho seu para a T1, para a T1 crescer tão forte até aqui. Zezé, você foi a mão que rega, você foi nutriente. Zezé, você foi sombra para a T1. Obrigado!”, finalizou.

Durante o ato, a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da FOB-USP, parabenizou os novos médicos e informou que, em 29/11, “a T1 recebeu Moção de Aplauso do Conselho Municipal de Saúde de Bauru pela formatura”.

Representando o HC Bauru, a diretora de Atenção à Saúde, Maria Fernanda Braggion Santos, ressaltou que “esta árvore só reforça que aqui é a casa de vocês. Vocês já têm a placa de formatura, agora vocês têm a árvore, e vocês têm um lugar para voltar e sempre que vierem serão muito bem-vindos”.

Também estavam presentes no plantio da árvore docentes, funcionários e alunos de outras turmas de Medicina da FOB-USP, além de membros da Diretoria e da equipe do HC Bauru.

(Fotos: Tiago Rodella e Álvaro Campoy Neto)

Os médicos recém-formados José Henrique Pinheiro e João Vitor Mota Lanzarin realizaram o plantio da árvore

Ato reuniu recém-formados da T1, docentes, funcionários e alunos de outras turmas de Medicina da FOB-USP, além de membros da Diretoria e da equipe do HC Bauru