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Estudantes da FMBRU-USP apresentam trabalhos no Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM) 2024

O evento aconteceu de 6 a 8 de julho

No período de 6 a 8 de julho foi realizado em São Paulo, o Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM) 2024, numa promoção da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

O tema do evento foi “Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento” com o objetivo de (re) conectar educandos e educadores nas principais inovações da educação médica paulista.

Foram realizadas conferências, oficinas, mesas-redondas, rodas de conversa, atividades culturais e apresentações de trabalhos científicos.

Três alunos da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) participaram do evento e apresentaram trabalhos. São eles: Gustavo Zanete Alencar (2º ano), Fernanda Frasseto (2º ano) e Isabela Maria dos Santos (4° ano).

Os trabalhos

Gustavo Zanete Alencar apresentou o trabalho “O papel da monitoria e tutoria na experiência de estudantes de medicina: Contribuições para a educação médica e saúde coletiva”, foi uma apresentação em e-pôster de forma virtual, orientado por Agnes de Fátima Pereira Cruvinel, professora de Atenção Integral à Saúde da FMBRU.

O objetivo do trabalho foi apresentar a monitoria realizada com os alunos do 1º ano nesse primeiro semestre. Gustavo e mais 3 alunos deram monitoria da disciplina de Atenção Integral à Saúde aos alunos do 1º ano, dividindo a turma em 6 grupos de 10 pessoas, e foram realizadas reuniões de revisão dos assuntos abordados em aula, para se prepararem melhor para a prova deles. Além disso, foi elaborado um banco de questões para ser usado futuramente na disciplina.

“Participar do evento, com muitas atividades interativas, propiciou o contato com outros estudantes, além da oportunidade de divulgar uma atividade desenvolvida na graduação. Pude acompanhar uma palestra sobre a importância da multidisciplinaridade no campo da saúde, que se faz essencial no âmbito do SUS, além de outras atividades”, informou Gustavo.

Fernanda Frasseto apresentou o trabalho “Relato da construção de material didático de bioquímica por discentes: A experiência de um projeto voltado para os próprios alunos da graduação”, na modalidade de e-poster comentado.

O trabalho foi orientado por Rodrigo Cardoso de Oliveira, professor do Departamento de Ciências Biológicas da FOB-USP, com a colaboração de duas colegas do 2º ano da FMBRU, Bruna Pinheiro Lourente e Maria Gracia Bustamante Gallegos.

O trabalho é um relato de experiência acerca da construção de um material didático na área de bioquímica, abordando o metabolismo. Esse material, produzido por discentes do curso para os próprios alunos da graduação, foi apresentado no trabalho como portador de inúmeros benefícios no processo de ensino-aprendizagem, impactando positivamente a educação médica.

Fernanda acrescenta que um segundo trabalho foi exposto no congresso, na modalidade de e-poster de exposição virtual, com o tema “Percepções sobre o papel dos acadêmicos na organização de um Congresso Médico Acadêmico: Um relato de experiência”.

Esse trabalho foi elaborado com Bruna Pinheiro Lourente, aluna do 2º ano da FMBRU, e aborda, através de um relato de experiência, o impacto da participação da organização de um Congresso Médico Acadêmico na formação médica, sendo essa uma tarefa árdua e desafiadora que proporciona a oportunidade do desenvolvimento de diversas habilidades pessoais de grande relevância na vida profissional.

“Na minha opinião, esse congresso foi de extrema importância no sentido de construir e aprender com a construção de quem esteve presente, e foi muito rico poder ver tantas ideias diferentes, e voltei do evento com muitas ideias e inspirações para colocar em prática no futuro” afirmou a estudante Fernanda.

Isabela Maria dos Santos, apresentou dois trabalhos, “Ações em promoção de saúde das mulheres de um assentamento na cidade do Centro Oeste Paulista: Um relato de experiência” e “Relato de um Projeto de Extensão: Crochê como forma de promoção de saúde mental e empoderamento das mulheres de um assentamento”. Os dois trabalhos foram apresentados presencialmente em formato e-poster.

Os trabalhos foram orientados por Marcos Antonio Marton Filho, professor doutor da FMBRU.

Os dois relatos de experiência apresentados falam sobre as atividades de extensão feitas pelo “Projeto Primavera”, formado por alunos do 1º ao 4º ano da FMBRU e realizado no assentamento Vila Cristiana.

O primeiro relato, aborda a temática de dinâmicas realizadas sobre o uso de método contraceptivo e a importância do acompanhamento em consultas ginecológicas nessa comunidade.

Essas pautas foram levantadas após visitas domiciliares, e em razão do elevado número de adolescentes grávidas e de mães multíparas (múltiplas gestações).

Os alunos organizaram duas ações para abordar tanto a temática do uso correto de métodos contraceptivos, quanto sobre a prevenção do câncer de mama. Ambos os temas falam sobre a mulher e sua relação com a família e a sociedade.

Destaca-se que as atividades promoveram um impacto extremamente positivo na qualidade de vida dessas mulheres, que adquiriram um novo conhecimento sobre promoção de saúde.

O segundo trabalho é um relato dos encontros de crochê feito pelos alunos juntos com as mulheres do assentamento, a fim de promover formas alternativas para o cuidado da saúde mental.

Por meio do artesanato, os alunos conseguiram construir um ambiente de escuta ativa, em que elas pudessem se sentir mais à vontade e levar demandas para intervenções de saúde em futuras extensões.

Além disso, a atividade também contribuiu para o empoderamento das mulheres, que viram no crochê, mais que uma possibilidade, uma esperança de conseguir complementar a renda familiar e fazer acessórios para uso próprio, fato que eleva a autoestima das participantes.

“Acredito que é muito importante para o estudante estar presente em congressos durante a vida acadêmica. O CPEM, em especial, é um congresso diferente dos outros. Ele instiga e fomenta tópicos importantes como diversidade, equidade, inclusão e pertecimento na educação médica. Foi muito enriquecedor a troca de experiências ocorridas durante as palestras e as apresentações de trabalho, as quais abordavam temas tão atuais e essenciais que, infelizmente, muitas vezes são esquecidos” afirmou a estudante da FMBRU Isabela.