Fonoaudiologia terá novo prédio no segundo semestre

Maria Aparecida, Simone Hage, Kátia Flores, Kátia Alvarenga, Mariza Feniman, José Carlos Pereira e Maria Fernanda

José Carlos Pereira, diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) acompanhado por professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, visitou o prédio em construção do Bloco Didático do Curso de Fonoaudiologia.

Esta foi a primeira visita das professoras e do diretor à obra. Segundo a engenheira Simone Berriel Joaquim Simonelli, diretora do Escritório Regional de Engenharia e Arquitetura (Core-BA) da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) da USP, o objetivo da visita foi a apresentação do prédio “in loco”, que até então só conheciam através dos desenhos de projeto, e, também, apresentar os materiais de acabamento que foram definidos pelos arquitetos da Coesf.

O Bloco Didático do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP é uma construção de 1.200m², que contará com  um auditório para 174 pessoas no pavimento térreo, 6 salas de aula nos demais pavimentos (4 salas com capacidade para 63 alunos e 2 salas com capacidade para 27 alunos), além das áreas de apoio, tais como sanitários, copa e depósito. A previsão do término da obra é para o segundo semestre de 2011.

O diretor da FOB, José Carlos Pereira, salienta a importância do novo prédio, “O edifício que deverá abrigar as atividades didáticas do Departamento de Fonoaudiologia, o chamado Prédio de Didática, é uma aspiração que praticamente  nasce com a própria criação do curso de Fono. O novo prédio, com área de 1.200m², oferecerá à Fonoaudiologia espaços modernos e amplos que consolidam a identidade do curso e fazem justiça ao comprometimento de seu corpo docente com os objetivos da FOB.”

Para Mariza Ribeiro Feniman, chefe do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, “O Bloco didático destinado ao curso de Fonoaudiologia representa uma  conquista de um sonho gestado por todos os docentes, coordenadores,  diretores e alunos do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP desde a sua  criação há 21 anos. A concretização deste sonho, com a aquisição de um prédio com amplas instalações, permitirá melhor condição de trabalho para os docentes,  propiciando um melhor aprendizado para o aluno de graduação e de  pós-graduação, uma vez que no processo de construção do conhecimento,  a sala de aula representa um dos espaços no qual as ações de  diferentes membros contribuem para a construção de oportunidades de  ensino-aprendizagem.”

O projeto do novo prédio da fono foi elaborado pela Coesf; a empresa contratada para a execução da obra é a Tegen Engenharia Comércio e Construções Ltda e a fiscalização da obra é de responsabilidade da Core-BA.

Marianne Ramalho (Mtb. 15.744)