As inscrições terminam no dia 07 de outubro
No próximo dia 09 de outubro será realizado no campus USP de Bauru o evento “Relações Interpessoais na USP: Escuta e Inclusão”. O objetivo é promover um ambiente acadêmico mais inclusivo, respeitoso e acolhedor para todos os membros da comunidade universitária.
Aberto à comunidade externa durante o período da noite e interna da USP durante o período da tarde, irá trazer à discussão temas como preconceitos, conflitos e discriminação e uma reflexão sobre o poder e suas várias formas, incentivando a participação de todos os presentes.
“Serão utilizadas metodologias participativas para criar uma rede de conversas importantes, onde cada voz seja ouvida e respeitada”, informam os organizadores. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 07 de outubro.
A promoção é da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP-USP), Centro Cuidar: Centro Integrado de Cuidado à Saúde Mental e Promoção de Bem-Estar Estudantil da USP Bauru, Grupo de Apoio Pedagógico (GAP/FOB-USP), Comissão de Inclusão e Pertencimento da FOB-USP e Programa ECOS de Bauru.
Para mais informações e inscrições, acesse https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdl9xCCcxKyvNEi-ZSlbxF1KmuCT-aJcqVuZQ-9ZYl-1Li2WA/viewform?usp=sf_link
Programação
Evento: “Relações Interpessoais na USP: Escuta e Pertencimento”
09 de outubro de 2024 (Inscrições até 07/10)
Público-alvo das atividades a serem desenvolvidas:
Tarde (14h-18h): Comunidade Interna USP Bauru (servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da USP Bauru.
Noite (19h30-21h30): Comunidade externa (estudantes, trabalhadores e docentes da educação superior de Bauru e região)
Detalhamento das Atividades
Atividade da tarde: Direcionada ao público interno (servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da USP Bauru), busca criar um espaço seguro e reflexivo para a identificação de desafios e o desenvolvimento de ações concretas. No contexto do convívio acadêmico, as questões de poder, conflitos e violências são fonte de sofrimento psíquico de caráter sociopolítico.
A proposta desta atividade é oferecer ferramentas para que a comunidade universitária possa construir coletivamente soluções e estratégias para lidar com essas questões de forma mais saudável e promover relações mais justas, equitativas e inclusivas.
Atividade da noite: Aberta à comunidade externa (estudantes, trabalhadores e docentes da educação superior de Bauru e região) visa ampliar o diálogo da Universidade com a sociedade acerca da temática do evento, compartilhando conhecimentos e experiências e fortalecendo o papel da USP Bauru como um agente de transformação social.
Convidados confirmados
Antonio Rodrigues de Freitas Junior: Professor associado de Direito do Trabalho e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP, com vasta experiência em temas como proteção social do migrante, trabalho e plataformas digitais, e mediação de conflitos. Sua trajetória acadêmica e profissional oferece uma perspectiva única sobre as dinâmicas de poder no contexto jurídico e social. Coordena o curso de Formação de Mediadores de Conflito e Conciliadores da USP, visando a criação de um serviço de Mediação da Universidade.
José Roberto Bueno: Arquiteto e urbanista social. Facilitador e palestrante com ampla experiência em programas de desenvolvimento humano e social. Sua visão sobre liderança criativa e transformação cultural, baseada em experiências vivenciais e coletivas, contribuirá para a construção de um diálogo rico e inspirador sobre relações interpessoais e poder.
Luís Victorelli (MTb 21.656)