Para agendar, entre em contato com o pesquisador Marcelo: 14 99709-4190
Pessoas obesas ou com sobrepeso, com idade entre 45 e 70 anos, estão sendo convidadas para participar de uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).
O estudo aborda os efeitos da sarcopenia* e da obesidade na força de mordida e da qualidade de vida de pacientes obesos. Desenvolvido pelo doutorando Marcelo Salmazo Castro, o projeto tem orientação da professora Silvia Helena de Carvalho Sales Peres, do Centro Translacional do Obeso (Cato), Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva.
A pesquisa tem como tema “Avaliação da força de mordida e da qualidade de vida em pacientes obesos com e sem sarcopenia: Modelagem de equações estruturais”. Integra o Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas, Área de Concentração em Saúde Coletiva da FOB-USP.
Agendamento de avaliação
Os interessados, caso prefiram agendar com antecedência o horário para avaliação, devem entrar em contato com o pesquisador pelo número 14 99709-4190. Pessoalmente, podem comparecer ao Cato da FOB-USP: Às segundas-feiras, das 08h às 10 horas, ou às quartas-feiras, das 14h às 16 horas.
Caso o paciente necessite de tratamento odontológico de baixa complexidade (profilaxia, restaurações e extrações), a execução será gratuita dentro das dependências do Centro de Pesquisas (CPC/FOB-USP).
Os dados dos participantes serão mantidos em sigilo, garantindo privacidade e confidencialidade.
*Sarcopenia é uma doença que leva à perda de massa muscular corporal associada à diminuição da força -tensão que o músculo gera para realizar um determinado movimento- e da performance física, ou seja, a capacidade de produzir movimentos com eficácia.
Luís Victorelli (MTb 21.656)