USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Reitor visita o campus, inaugura obras e participa da Sessão Solene de Colação de Grau dos graduandos em Medicina (Turma II)

As inaugurações aconteceram em 7 de novembro

No dia 7 de novembro, em sua visita ao Campus de Bauru da USP o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior inaugurou diversas obras numa solenidade realizada às 15h, na sala de reuniões do prédio da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

A prefeita do campus, Karin Hermana Neppelenbroek abriu a solenidade agradecendo a presença do reitor e o apoio que tem recebido da Reitoria, que viabilizou a realização de obras de infraestrutura e de bem-estar para a comunidade do campus universitário.

Além do reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior e da prefeita do campus, Karin Hermana Neppelenbroek, a solenidade contou com a presença das seguintes autoridades: Heitor Marques Honório, vice-prefeito do campus; Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB); Carlos Ferreira dos Santos, vice-diretor da FOB; José Sebastião dos Santos, diretor pro tempore da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e superintendente pro tempore do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC); Aluisio Segurado, pró-reitor de Graduação e Hugo Yoshizaki, da chefia de Gabinete da Reitoria e coordenador do Programa Pertencer.

Durante a solenidade de inauguração das obras, a prefeita do campus apresentou um audiovisual contendo as informações das obras inauguradas no campus universitário.

Obras inauguradas

Foram inaugurados dois Centros de Vivência, com a construção de dois espaços pergolados sendo um entre o Conjunto Residencial Estudantil (CRUSP) e o prédio da Divisão de Atendimento à Comunidade (Programa Revivendo 60+), ladeando o prédio da administração da PUSP-B, com 45m² de extensão.

O outro Centro de Vivência inaugurado, localiza-se entre os prédios do Bloco Didático III e a Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP com 116m² de extensão.

A obra foi feita por meio de parceria da Divisão de Manutenção e Operação da PUSP-B com a Divisão do Espaço Físico.

Os Centros de Vivência inaugurados integram o Programa Pertencer, que é parte do macro-planejamento socioambiental da USP, que apoia projetos de uso e ocupação de áreas externas como espaços para inclusão, acolhimento e pertencimento, com base em princípios de sustentabilidade. Seu objetivo é valorizar o ambiente dos campi e das unidades da universidade.

O reitor da USP enfatiza que “atualmente, a minha preocupação é que os alunos, servidores e professores possam além de encarar o ambiente de trabalho e de aprendizado considerem um local de convívio. Desfrutando desse local, com acesso à internet, para conversar, estudar, fazer trabalhos em grupo com colegas e também realizar atividades esportivas. Todas essas obras têm esse objetivo, em especial o Programa Pertencer da Reitoria”.

Também foram inauguradas obras de infraestrutura, que objetivam melhorar a acessibilidade e a qualidade dos serviços oferecidos. Entre as principais intervenções estão a construção de uma rampa de acesso ao estacionamento do Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS) e a pavimentação do estacionamento do CPC/UBAS, além das infraestruturas hidráulica e elétrica necessárias para a sua realização.

A prefeita Karin Hermana Neppelenbroek, ressalta que toda obra de infraestrutura é um papel fundamental da Prefeitura do Campus, para que a academia possa exercer as suas atividades.

“Depois da incorporação do CECS ao campus, o acesso era feito pelo Hospital das Clínicas de Bauru. Agora conseguimos fazer esse acesso pelo campus, por meio de uma rampa, já que havia um desnível com um muro. A obra propiciou melhoria da infraestrutura de recolhimento de água de chuva, do espaço para manobra de carro, da acessibilidade e também da iluminação, com a instalação de 48 pontos de iluminação baixos, o que facilita a troca de lâmpadas, aumentando inclusive a segurança no local. Além disso, com o acesso, aumentou o número de vagas para estacionamento na região. Todo o projeto realizado foi pensado levando em consideração a sustentabilidade”, finalizou a prefeita do campus.

Essas obras representam um avanço significativo na infraestrutura do campus, proporcionando melhores condições para todos os usuários e reafirmando o compromisso da administração com a qualidade e o bem-estar da comunidade acadêmica.

Outra obra inaugurada pelo reitor é uma nova quadra poliesportiva externa no Complexo Esportivo, que atende à crescente demanda por atividades esportivas por parte da comunidade universitária e local.

A quadra poliesportiva com 620m² permitirá a realização de jogos de futebol, basquete e outras modalidades, incentivando um estilo de vida ativo e saudável.

Com a conclusão desta obra, a USP Bauru reafirma seu compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar de sua comunidade, oferecendo instalações adequadas para a prática esportiva.

Após as inaugurações na Prefeitura do Campus, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, participou da Sessão Solene de Colação de Grau dos graduandos em Medicina (Turma II) da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU), realizada a partir das 18h, no Teatro Universitário da FOB-USP.

Foto: Heitor Marques Honório, vice-prefeito do campus; Hugo Yoshizaki, coordenador do Programa Pertencer; reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior; Karin Hermana Neppelenbroek, prefeita do campus; Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da FOB; Aluisio Segurado, pró-reitor de Graduação e Carlos Ferreira dos Santos, vice-diretor da FOB durante inauguração do Centro de Vivência

 Crédito da foto: Kazuo Kato (Assessoria de Comunicação da PUSP-B)