A consultoria chinesa Shanghai Ranking divulgou no dia 11 de novembro o Global Ranking of Academic Subjects 2024, que classificou mais de 5 mil universidades em 55 áreas de concentração em Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.
A USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em nove áreas de concentração: Ciências Agrárias (11º lugar), Odontologia (11º), Ciências Farmacêuticas (11º), Ecologia (16º), Saúde Pública (22º), Engenharia Têxtil (29º), Engenharia Mecânica (39º), Engenharia de Alimentos (41º) e Oceanografia (46º).
Em outras quatro áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Física, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Veterinárias.
E nas áreas de Ciências da Terra, Engenharia de Minas e Mineração, Ciências Biológicas Humanas, Clínica Médica e Enfermagem, a USP está no grupo 76-100.
O ranking analisa os dados bibliométricos, levando em consideração indicadores como a qualidade de ensino, qualidade do corpo docente, resultados de pesquisa e tamanho da instituição. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.
O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades.
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP.
Por Erika Yamamoto (Jornal da USP)
Leia a matéria completa no endereço: