USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

FMBRU-USP celebra um ano e instala Departamento de Medicina

Os professores Cristiano Tonello, José Sebastião dos Santos e Sérgio H. Kiemle Trindade


Solenidade comemorativa destacou o histórico da nova Unidade e o desempenho dos egressos, além do agradecimento às diversas lideranças e colaboradores

A Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de celebrar um ano de criação, no último dia 19 de março. A data foi marcada por uma solenidade comemorativa realizada no campus bauruense, ocasião em que também foi dada posse à Chefia do Departamento de Medicina da instituição.

O evento destacou o histórico da nova Unidade, com agradecimento às diversas lideranças e colaboradores que contribuíram para a implantação do Curso de Medicina, iniciado em 2018, e àqueles que contribuem agora para o desenvolvimento da Faculdade. Também foram destacados dados de levantamento da Diretoria da FMBRU-USP apontando que 33% dos egressos estão cursando programas de residência médica em diversas instituições e que 52% estão atuando profissionalmente.

Solenidade reuniu estudantes, funcionários, docentes, dirigentes, autoridades e convidados


Com a presença de estudantes, funcionários, docentes, dirigentes, autoridades e convidados, a cerimônia foi aberta pelo diretor da FMBRU-USP, professor José Sebastião dos Santos, que ressaltou a importância desta data ser celebrada, pois esta Faculdade foi uma conquista política complexa que contou com o empenho de inúmeras pessoas, numa luta de mais de 60 anos.

Após o pronunciamento das autoridades universitárias presentes na cerimônia, o dirigente fez a apresentação de uma linha de tempo, desde a Lei 4.764/1958 (que criava uma Faculdade de Medicina em Bauru e que, na prática, não foi efetivada, sendo revogada em 2006); passando por marcos do campus USP Bauru como: a implantação efetiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), em 1962; a fundação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), em 1967; o início dos cursos de Fonoaudiologia, em 1990, e de Medicina, em 2018; o início das atividades do Hospital das Clínicas de Bauru, em 2022; a formatura da primeira turma de Medicina, em novembro de 2023; a aprovação da criação da FMBRU pelo Conselho Universitário da USP, em 19 de março de 2024; a formatura da segunda turma de Medicina, em novembro de 2024 (a primeira diplomada pela nova Faculdade); a aprovação do Regimento da FMBRU, em novembro de 2024; até a celebração de um ano da Faculdade e a instalação do seu Departamento de Medicina, o primeiro da instituição, em março de 2025.

Mesa de abertura foi composta pelos seguintes docentes (a partir da esquerda): Sérgio Henrique Kiemle Trindade, empossado vice-chefe do Departamento de Medicina da FMBRU; Cristiano Tonello, empossado chefe do Departamento de Medicina da FMBRU; Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da FOB; José Sebastião dos Santos, diretor da FMBRU e superintendente do HRAC; Américo Ceiki Sakamoto, professor titular do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP e decano da FMBRU; e Júlio César Garcia de Alencar, diretor-geral do Hospital das Clínicas de Bauru e professor da FMBRU


Em seguida, o diretor da FMBRU empossou os professores Cristiano Tonello e Sérgio Henrique Kiemle Trindade, respectivamente, como chefe e vice-chefe do Departamento de Medicina da Faculdade. A cerimônia foi encerrada com um sonoro parabéns, cantado pelos presentes.

Organização administrativa e acadêmica
Durante a solenidade, o professor José Sebastião dos Santos afirmou que “este foi um ano de muito trabalho e de organização da Faculdade, estabelecendo relações com o campus, o Hospital das Clínicas, com Bauru e região e com instituições como o Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL). Enfim, um ano de estabelecer parcerias, cooperações, e acho também que estamos cuidando do curso, pensando nas próximas contratações de professores, e olhando com muito cuidado o que o Hospital das Clínicas de Bauru precisa, assim como a cidade e a região, para que os professores insiram as necessidades de saúde em seus projetos de vida profissional”.

O diretor acrescentou ainda que foi um ano de construção da estrutura administrativa, acadêmica, e que a primeira reunião da Congregação da FMBRU deve acontecer em abril, instalada pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Sede própria
Com relação à sede da FMBRU, José Sebastião informou que já recebeu ofertas da Direção do Campus USP de Bauru, com áreas que podem ser utilizadas para expandir as atividades acadêmicas da Faculdade, além do apoio do ILSL e da Reitoria da USP para essa expansão.

Segundo o diretor, uma sede se justifica para ter um lugar para administrar, para desenvolver atividades acadêmicas ou para atender os doentes. Porém, o professor lembrou que a grande sede da Faculdade de Medicina é o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema de Educação, de Ciência e Tecnologia, reforçando que os professores, servidores e estudantes devem trabalhar com essas políticas públicas.

“Considero que a FMBRU vai ser uma senhora super lúcida, com muitos herdeiros e herdeiras e acho que deve ter um futuro brilhante. Porque foi uma filha muito esperada, e provavelmente ela vai ser bem cuidada por ter sido tão esperada, e sem dúvida vai deixar muitos frutos”, concluiu José Sebastião.

Departamento de Medicina
Para o professor Cristiano Tonello, empossado como chefe do Departamento de Medicina da FMBRU, a implementação desse primeiro Departamento representa o crescimento da Faculdade e contribui para a organização dos docentes e do curso, dando suporte à Diretoria para que novos docentes possam ser contratados.

“Além disso, o Departamento congrega as Comissões de Graduação, de Pesquisa e Inovação e de Cultura e Extensão Universitária. A Faculdade não se restringe somente a um curso de graduação, mas também a programas de Residência Médica e programas de Mestrado e Doutorado, ainda vinculados ao HRAC/Centrinho. Esse é um grande avanço que deverá ser obtido por este Departamento” afirma.

Cristiano Tonello, José Sebastião dos Santos e Sérgio Henrique Kiemle Trindade


Perfil institucional
O Curso de Medicina da USP em Bauru – que teve início em 2018 e, durante os seis primeiros anos, foi ligado à FOB – já formou duas turmas, totalizando 105 egressos.

A criação da FMBRU como nova Unidade de Ensino e Pesquisa do campus bauruense foi aprovada pelo Conselho Universitário da USP no dia 19 de março de 2024.

Desde sua criação, a Medicina USP Bauru se manteve entre as três carreiras mais concorridas da Universidade, juntamente com as coirmãs de São Paulo e de Ribeirão Preto, com uma formação que se destaca pelo contato com a prática desde o primeiro ano e pelo engajamento na saúde pública.

 

Reportagem: Marianne Ramalho e Tiago Rodella/Assessoria de Comunicação da USP Bauru
Fotos: Tiago Rodella/USP