USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Reitor da USP vem a Bauru nesta sexta, 9/5, para inaugurações no campus e visita ao Instituto Lauro de Souza Lima

Conjunto Residencial da USP (Crusp) do Campus de Bauru: reforma da moradia estudantil concluída. Foto: Kazuo Kato/USP


No período da manhã, Carlos Gilberto Carlotti Júnior irá inaugurar as obras de melhorias da moradia estudantil e do Teatro Universitário e participará da segunda reunião da Congregação da Faculdade de Medicina de Bauru; à tarde, o reitor visitará o ILSL, para apresentação de proposta de doação de área de 100 mil metros quadrados à Universidade e de Acordo de Cooperação entre a USP o Estado para o desenvolvimento de atividades da FMBRU no Instituto

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Júnior, vem a Bauru nesta sexta-feira, 9 de maio, para inaugurações de obras concluídas no campus local, participação na segunda reunião da Congregação da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e visita ao Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL).

No período da manhã, a partir das 10h, o reitor irá inaugurar as obras de melhorias do Conjunto Residencial da USP (Crusp) do campus de Bauru e do Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Em seguida, às 11h, participará da segunda reunião da recém-instituída Congregação da FMBRU, principal órgão colegiado da nova Unidade.

No período da tarde, às 14h, Carlotti visitará o ILSL, para apresentação de proposta de doação de área de 100 mil metros quadrados da Sociedade Beneficente Dr. Enéas de Carvalho Aguiar (SBECA) para a FMBRU-USP e de Acordo de Cooperação entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), para o desenvolvimento de atividades da nova Faculdade no Instituto.

De acordo com o professor José Sebastião dos Santos, diretor da FMBRU-USP, a proposta é estabelecer um Termo de Cooperação entre a USP, com interveniência da Faculdade de Medicina de Bauru, SES-SP e Instituto Lauro Souza Lima para organizar serviços de saúde nas áreas já construídas e desocupadas da instituição que atendam as necessidades da população apontadas pelos gestores de Saúde, como por exemplo um Hospital de média complexidade para diagnóstico e procedimentos minimamente invasivos em regime ambulatorial, além de ampliar a cooperação com os pesquisadores do ILSL.

Melhorias
O Campus de Bauru tem se modernizado para abrigar a FMBRU-USP e dar conta do expressivo crescimento da comunidade interna nos últimos anos, que saltou de 360 para 720 estudantes, considerando apenas a categoria de graduandos.

A prefeita do Campus USP de Bauru, Karin Hermana Neppelenbroek, explica que o órgão tem priorizado melhorias para que as Unidades de Ensino e Pesquisa possam desempenhar com excelência suas atividades-fim, atendendo às necessidades dos usuários e promovendo o pertencimento e o bem-estar da comunidade.

Nesse sentido, uma das obras mais importantes e concluída recentemente é a reforma do Conjunto Residencial da USP (Crusp) de Bauru. Os blocos A e B passaram por uma requalificação de seus espaços, com a implantação de três dormitórios para pessoas com mobilidade reduzida, substituição das instalações elétricas e hidráulicas, ampliação da cozinha de todos os apartamentos e instalação de móveis de alvenaria. Grande parte do Crusp não passava por uma reforma desde sua construção, em 1988. A intervenção permitiu um aumento de 15 vagas para estudantes de graduação – incluindo três vagas para pessoas com mobilidade reduzida – no Conjunto Residencial, que agora oferece um total de 75 vagas. “Essas melhorias impactam positivamente a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos estudantes”, ressalta Karin.

Já o Teatro Universitário da FOB-USP teve as obras finalizadas no mês de abril. Com capacidade para 427 pessoas, o Teatro recebeu melhorias no revestimento acústico das paredes, substituição completa do revestimento do piso, substituição parcial das redes elétrica e de lógica na área do salão, implantação de rampas e corrimãos nas escadas de acesso ao mezanino e ao palco, além de iluminação de emergência.

Teatro Universitário da FOB-USP passou por obras de melhorias. Foto: Kazuo Kato/USP