USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

FOB-USP completa 63 anos em 17 de maio com diversos projetos em andamento

Fachada da FOB-USP (Kazuo Kato/Comunicação USP Bauru)

“Enfim, a FOB completa mais um ano de existência, com um grande número de projetos em andamento, e que ainda estão por vir em um futuro imediato. Viva a nossa querida FOB!”. Com essa afirmação entusiasmada, a atual diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), Marília Afonso Rabelo Buzalaf se referiu à instituição, que em 17 de maio completa 63 anos.

A data vai ser comemorada na véspera do aniversário da Faculdade, em solenidade no dia 16 de maio, às 8h, na portaria principal da FOB, com a presença de alunos, professores e funcionários.

Marília Buzalaf falou das grandes conquistas da Faculdade obtidas nesse último ano. “Nós iniciamos a construção do Centro Cuidar, que é um centro para cuidado à saúde mental da comunidade do campus, que era um desejo antigo da nossa comunidade, e uma prioridade desde o início da nossa gestão. Essa obra deve ficar pronta até o final deste ano”. O prédio em construção com 217,31m2 localiza-se perto do Centro Integrado de Pequisa I (CIP I) e do Recursos Humanos.

Segundo a diretora, estão na fase final de construção, os laboratórios de pesquisa do Curso de Fonoaudiologia, num prédio com 927,27m2, que vai acomodar toda a infraestrutura de pesquisa do curso, e deve ser entregue no mês de agosto.

Um projeto de destaque no campus universitário, é a conclusão dos procedimentos para a licitação do projeto executivo da reforma do Centro Integrado de Pesquisa (CIP I), localizado em frente ao Posto Bancário do Banco do Brasil, que deve abrigar também um novo Biobanco do campus, também uma demanda antiga da comunidade universitária, que está sendo implementado em conjunto com a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e o Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru).

O Biobanco é uma instalação especializada para armazenar e gerenciar amostras biológicas e dados de saúde de forma organizada e segura. Serve como um depósito de materiais biológicos, como sangue, tecidos e fluidos, assim como também de imagens, juntamente com informações clínicas detalhadas sobre os doadores.

Os biobancos são essenciais para a pesquisa biomédica, permitindo o armazenamento e uso de materiais em diversos estudos, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre doenças e o desenvolvimento de novas terapias.

Está prevista para o final de agosto, a implementação de uma sala de simulação de 85,40m2, com a aquisição de 5 simuladores odontológicos de última geração, que foram desenvolvidos junto à empresa ACTA sediada na Holanda, para simular diversos procedimentos odontológicos, que agora poderão ser realizados pelos alunos utilizando realidade virtual, o que representa um aprimoramento do curso de Odontologia da FOB-USP.

A ACTA é um centro de excelência em odontologia, dedicado à pesquisa, educação e atendimento ao paciente na área, envolvendo as faculdades de odontologia das universidades de Amsterdã, na Holanda.

Outras reformas

Buzalaf acrescenta que, recentemente foi feita a reforma do Teatro Universitário da FOB-USP, com a remodelação completa das paredes, troca do revestimento, que antes era de carpete e estava bastante desgastado, assim como a troca do piso do local. Com isso, o Teatro ficou moderno e funcional e a diretora ressalta, que é importante lembrar que ele atende toda à comunidade do campus.

Outra obra importante de sua gestão, que está para ser implementada, é a contratação do projeto executivo para a reforma e ampliação do Bloco Didático I, com a sua remodelação completa e expansão do Bloco até a Triagem e a Urgência Odontológica, aumentando a área física, ganhando espaços mais modernos com salas de coworking, remodelando as salas de aula do Curso de Odontologia, bem como construindo uma central para materiais odontológicos junto às clínicas, o que vai melhorar a infraestrutura para os alunos, e a realização de congressos e eventos na Faculdade e no campus.

A diretora ressalta que foi instituída uma comissão, composta por servidores docentes e não docentes, assim como por discentes, para levantar as necessidades de readequação do Bloco Didático I.

Com base neste levantamento é que será realizado o projeto executivo, a partir do qual o próximo(a) diretor(a) poderá solicitar recursos junto à Universidade para realizar a reforma.

Também já está em fase de licitação, a pintura de várias áreas da FOB, num projeto, que vai remodelar áreas extensas da Faculdade e também da Prefeitura do Campus.

Mensagem do vice-diretor da FOB-USP

 Carlos Ferreira dos Santos é o vice-diretor da FOB, e fez questão de registrar a sua mensagem de aniversário.

“No dia 17 de maio a FOB vai comemorar 63 anos de atividades sem interrupção. Esse é um marco histórico não só para Bauru, mas para o Estado de São Paulo e também para o Brasil. É muito importante lembrarmos daqueles que nos antecederam, tanto docentes, servidores técnicos- administrativos, estudantes em todos os níveis, pesquisadores, dirigentes, mas acima de tudo os pacientes e as suas famílias, que confiaram em nós os seus tratamentos. Sem a confiança da população, que vem ser atendida gratuitamente nas clínicas da FOB, nada do sucesso que hoje vemos seria possível. E é muito importante lembrarmos também de toda a pujança não só do Curso de Odontologia, mas também do Curso de Fonoaudiologia, que teve suas atividades iniciadas em 1990. E finalmente, podemos lembrar que por sete anos a FOB abrigou o Curso de Medicina, que agora tem a sua vida independente com a criação da nova unidade, a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP). Parabéns e vida longa à FOB!”.

Histórico, graduação e pós-graduação

A FOB integra o Campus da USP de Bauru com a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), além do Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob a gestão da Organização Social de Saúde FAEPA.

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, e já formou 63 turmas de cirurgiões-dentistas e 35 turmas de fonoaudiólogos até 2024.

Isso resultou na formação de 2.759 cirurgiões-dentistas e 891 fonoaudiólogos.

Nos cursos de graduação da FOB estão matriculados em Odontologia 207 alunos e 158 alunos no curso de Fonoaudiologia.

Na pós-graduação, a FOB formou até o momento 2.169 mestres e 1.175 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas do Brasil e do exterior.

Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 342 alunos matriculados em cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, sendo 153 alunos de mestrado e 189 alunos de doutorado.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 94 docentes, a maioria em tempo integral, e 209 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.