Fachada da FOB-USP (Kazuo Kato/Comunicação USP Bauru)
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) completa 63 anos de funcionamento, no dia 17 de maio. Mas o seu aniversário será comemorado hoje, às 8h, na portaria principal da Faculdade, reunindo autoridades do campus, professores, funcionários e alunos. A professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf é a atual diretora da FOB-USP, e o professor Carlos Ferreira dos Santos é o vice-diretor da instituição.
Histórico, graduação e pós-graduação
A FOB integra o Campus da USP de Bauru com a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), além do Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob a gestão da Organização Social de Saúde FAEPA.
Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, e já formou 63 turmas de cirurgiões-dentistas e 35 turmas de fonoaudiólogos até 2024.
Isso resultou na formação de 2.759 cirurgiões-dentistas e 891 fonoaudiólogos. Nos cursos de graduação da FOB estão matriculados em Odontologia 207 alunos e 158 alunos no curso de Fonoaudiologia.
Na pós-graduação, a FOB formou até o momento 2.169 mestres e 1.175 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas do Brasil e do exterior. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 342 alunos matriculados em cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, sendo 153 alunos de mestrado e 189 alunos de doutorado.
Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 94 docentes, a maioria em tempo integral, e 209 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.