A Diretoria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) manifesta profundo pesar pelo falecimento, ocorrido hoje (27/6), de Olinda Tarzia, aos 79 anos, professora da Disciplina de Bioquímica aposentada.
Muito respeitada e querida na Faculdade, professora Olinda graduou-se em Odontologia pela FOB-USP (terceira turma) e ingressou como docente em 1968. Foi uma grande expoente, conhecida mundialmente por seus estudos e tratamento da halitose. No início da década de 1990, publicou livro sobre o assunto que se tornou icônico.
Por conta do livro, inclusive, foi convidada para ser entrevistada no programa Jô Soares Onze e Meia, exibido à época no SBT. “Consegui informar bastante gente sobre os malefícios da Halitose! Graças a ela [a entrevista] muitas pessoas começaram a buscar tratamento! Vale a pena ver quem perdeu”, escreveu Olinda em publicação no Facebook em que compartilha vídeo com a entrevista.
Em 2012, a professora da FOB-USP participou de um interprograma da TV USP Bauru sobre halitose. E, em 2014, Olinda também contou mais sobre sua trajetória na coluna Entrevista da Semana, publicada pelo Jornal da Cidade de Bauru.
O velório acontece no Salão Nobre 2 do Centro Velatório Terra Branca em Bauru (Rua Gerson França, 5-55, Centro). O sepultamento será realizado neste sábado (28/6), às 15h30, no Cemitério da Saudade em Bauru (Rua Hermínio Pinto, 2-1, Vila Cardia).
A Diretoria da FOB-USP solidariza-se com familiares e amigos neste momento de dor.
*Atualizada em 28/6/2025 às 11h50.