USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Prêmio Tese Destaque USP contempla as melhores teses defendidas em 2024

A partir da esquerda: Murilo Araujo Romero (EESC), Caroline Estevam (Santander Universidades), Adenilso Simão (PRPG), Luiz F. Lourençone (HRAC), Tyuana Sassi (HRAC) e Rodrigo Calado (PRPG), na cerimônia de premiação. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens


Tese de fonoaudióloga e egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC foi a vencedora na categoria Servidor USP; outra tese, de egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB, obteve menção honrosa


(Com informações de Erika Yamamoto/
Jornal da USP)


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação premiou, no último dia 25 de junho, os vencedores da
14ª edição do Prêmio Tese Destaque USP. O prêmio reconhece os trabalhos defendidos entre 01/01/2024 e 31/12/2024, que se destacaram em cada uma das 14 grandes áreas do conhecimento. Também foram divulgados os dois premiados com menções honrosas em cada uma das áreas.

Promovida anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, a premiação tem o objetivo de valorizar a cultura de pesquisa e inovação da Universidade.

“No ano passado, tivemos cerca de 2.900 teses defendidas na USP, o que representa 11% das teses defendidas no país inteiro. Esses 38 trabalhos que premiamos hoje representam o melhor da nossa formação na pós-graduação. É papel da Universidade oferecer as condições para que vocês possam realizar um trabalho científico de alta relevância do ponto de vista intelectual e social, um trabalho que reflita a qualidade de cada um como cientistas”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado, na abertura da cerimônia.

Para a premiação, são considerados a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado ao sistema educacional. O autor da Tese Destaque recebe prêmio de R$ 10 mil e seu orientador é premiado no valor de R$ 5 mil. Já as menções honrosas recebem diploma de premiação.

O pró-reitor adjunto, Adenilso Simão, lembrou que “a excelência desses trabalhos é resultado de uma coletividade e só foi possível porque há uma universidade estruturada para isso, grupos de pesquisas, orientadores, familiares e uma sociedade que nos financiou por anos. Vivemos um momento de transformações e ter pessoas com a formação desse nível de qualidade é muito importante para a sociedade”.

Cerimônia de premiação ocorreu no dia 25/6, na Sala do Conselho Universitário da USP, em São Paulo-SP. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens


As áreas de conhecimento do
Prêmio Tese Destaque USP neste ano foram: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Letras, Linguísticas e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade Econômica e Economia Circular; e Inclusão Social e Cultural e Redução de Desigualdades; além das categorias de Inovação e de Servidor USP.

Também prestigiaram o evento o professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Murilo Araujo Romero, que coordenou os trabalhos das comissões julgadoras, e a líder de programas educacionais do Santander Universidades, Caroline Estevam. A entrega do prêmio foi realizada na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, em cerimônia apresentada pela professora Ivy Kiemle Trindade Suedam, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC, docente da FOB e assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP.

Teses da USP Bauru contempladas
Conforme já divulgado, duas teses de doutorado de egressas da USP foram contempladas na 14ª edição do Prêmio Tese Destaque USP.

A tese “Análise comparativa de intervenção com próteses auditivas cirurgicamente implantáveis”, de autoria de Tyuana Sandim da Silveira Sassi, responsável pela Divisão de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas de Bauru e doutora pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), foi a vencedora na categoria Servidor USP da premiação. A tese de doutorado foi defendida em 2024 junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP, sob a orientação de Luiz Fernando Manzoni Lourençone, professor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP), responsável pelos Serviços de Otorrinolaringologia e de Implante Coclear do HC Bauru e orientador do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP.

Já a tese de doutorado “Abrindo caminho para uso de proteínas ácido-resistentes no controle da cárie dentária por meio da engenharia de película adquirida e microbioma do biofilme dentário: estudos in vitro e in vivo de prova de conceito”, desenvolvida por Tamara Teodoro Araújo, doutora pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), obteve menção honrosa na grande área de Ciências da Saúde. A tese também foi defendida em 2024, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB-USP. A orientadora foi a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da Faculdade.

Confira, neste link, os vencedores e as menções honrosas concedidas em cada uma das áreas do prêmio.

Reconhecimento em edições anteriores
Egressos e orientadores do HRAC-USP e da FOB-USP têm um histórico de reconhecimento no Prêmio Tese Destaque USP, com trabalhos já contemplados em edições anteriores.

Além tese premiada na edição atual, duas teses do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP já receberam menção honrosa:

2015 – 4ª edição (área: Multidisciplinar)
Título: “Avaliação dos efeitos dentoesqueléticos da expansão rápida diferencial da maxila em pacientes com fissura labiopalatina completa e bilateral”
Autora: Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, doutora pelo HRAC-USP e ex-ortodontista da instituição
Orientadora: Daniela Garib, responsável pela Divisão de Odontologia do HC Bauru, presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação do HRAC-USP e docente da FOB-USP

2018 – 7ª edição (área: Multidisciplinar)
Título: “Vias aéreas superiores e desordens respiratórias do sono em indivíduos com fissura labiopalatina e discrepância maxilomandibular: Análise por polissonografia, tomografia computadorizada de feixe cônico e fluidodinâmica computacional”
Autora: Letícia Dominguez Campos, doutora pelo HRAC-USP
Orientadora: Inge Elly Kiemle Trindade, docente da FOB-USP aposentada e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação do HRAC-USP
Corientadora: Ivy Kiemle Trindade Suedam, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC-USP e docente da FOB-USP

“É a terceira tese de nosso Programa de Pós-Graduação contemplada no Prêmio Tese Destaque USP, no qual concorrem, todos os anos, centenas de inscritos de toda a Universidade. A Academia tem reconhecido as nossas pesquisas como estratégicas para o avanço da ciência no cenário da USP e do Brasil. Esse reconhecimento consolida a qualidade e o impacto das pesquisas realizadas no HRAC-USP”, ressalta Ivy Suedam.

Outra tese do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB-USP, que também teve como orientadora a professora e atual diretora Marília Buzalaf, já havia recebido menção honrosa:

2011 – 1ª edição (área: Ciências da Saúde)
Título: “Inibição das metaloproteinases da matriz como nova estratégia para prevenção da erosão dentinária”
Autora: Melissa Thiemi Kato, doutora pela FOB-USP
Orientadora: Marília Afonso Rabelo Buzalaf