O tema deste ano é “Reabilitação em saúde: uma abordagem transdisciplinar”
O 32º Congresso Fonoaudiológico de Bauru (COFAB) será realizado no período de 13 a 15 de agosto, no Campus USP de Bauru junto com o Encontro do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia.
São coordenadoras do evento, as professoras do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP): Lídia Teles, Lilian Cassia Bornia Jacob e Katia Flores Genaro. A presidente do 32º COFAB é a aluna Déborah Rangel da Silva Perez.
A professora Lídia Teles informa que o tema do congresso é a “Reabilitação em saúde: uma abordagem transdisciplinar”, entendendo que se trata de uma reabilitação da funcionalidade das habilidades do indivíduo.
A professora esclarece que esse trabalho de reabilitação deve ser feito em equipe, ou seja, reunindo vários profissionais, onde cada um esteja integrado ao trabalho do outro, para que consiga olhar o indivíduo de uma forma mais aprofundada.
“Este é um tema muito interessante, que será discutido por profissionais em diversas mesas-redondas, para abordar assuntos como: a comunicação escrita; os distúrbios da comunicação oral, escrita infantil e de adulto; motricidade orofacial; parkinson; transtornos do espectro autista; oncologia pediátrica, entre outros temas. Enfim, o congresso vai contar com renomados profissionais de diversas instituições, como a Unicamp, entre outras”, acrescenta Lídia Teles.
Além disso, essa troca de informações permite a aproximação do aluno com a ciência de ponta, que constitui a base da sua formação desde o início do curso de Fonoaudiologia na FOB-USP.
Teles afirma que o congresso é uma oportunidade da apresentação dos trabalhos científicos com variados temas. “Este ano recebemos mais de 100 trabalhos de graduação e pós-graduação, de diversas instituições do país. Como se trata de um evento híbrido, sendo também transmitido de forma remota, vai viabilizar a participação de alunos e profissionais de outras regiões, evitando gastos com o deslocamento”.
Programação
A programação científica do evento vai começar às 8h, do dia 13 de agosto (quarta-feira), e a cerimônia de abertura vai acontecer no dia 13 de agosto, às 17h30, no Teatro Universitário da FOB-USP e logo após será realizada a apresentação dos painéis e pôsteres.
No dia 14 de agosto (quinta-feira), das 9h às 10h, no Teatro Universitário da FOB-USP, será realizada a Conferência Magna, com o tema “Comunicação e Liderança” com a palestrante Leny Kyrillos e o moderador Felipe Inostroza.
O tema é importante porque quando se trata do trabalho em equipe, para falar com os profissionais é necessário que haja entendimento e aconteça de forma eficiente e harmônica, tanto para a equipe quanto para o resultado final, que é o paciente – que se inclui nesse processo – portanto, o profissional tem que saber se comunicar.
Essa conferência é a chave que abre a possibilidade do sucesso da reabilitação do profissional com o seu paciente; do profissional com os outros profissionais e do profissional com a família. Enfim, a comunicação permeia todo o aspecto da reabilitação, e ela facilita a melhor compreensão da família do paciente sobre o seu tratamento.
A conferência de encerramento “Entre dados e cuidado: o profissional da saúde na era da Inteligência Artificial” será realizada no dia 15 de agosto (sexta-feira), das 16h10 às 17h45, no Teatro Universitário da FOB-USP. O palestrante é Mateus Roder (Engenharia de Produção) e a moderadora é a professora da FOB, Deborah Viviane Ferrari.
Este é um tema urgente e necessário para toda a equipe que trabalha no processo de saúde e reabilitação, observando como se cuida desses dados; como o profissional pode atuar com a IA da maneira mais produtiva e eficiente; preservando o conhecimento, e sem perder a humanização, que é o cuidado centrado no paciente.
Encontro do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
O Encontro da Pós-Graduação está integrado na programação do congresso. Com isso, quem se inscrever no COFAB automaticamente já está inscrito para participar das atividades deste encontro.
O evento vai contar com a presença dos alunos egressos, que além de uma reunião festiva, também vai discutir temas como a internacionalização acadêmica, que evidencia a importância de promover a visibilidade para as pesquisas produzidas no mundo. Usando a produção científica como uma forma de divulgar o conhecimento. Ou seja, a ciência aberta para a divulgação dos trabalhos, e como se pode ampliar esta divulgação.
Além dos alunos de pós-graduação, o encontro também é aberto à participação de alunos de graduação e profissionais.
Inscrição
As inscrições podem ser feitas no site, onde estão disponíveis informações a respeito da programação científica e dos palestrantes convidados. Neste mês de julho, se a inscrição for feita num grupo de 10 pessoas, todos os inscritos terão um desconto de 10%.
Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)