Os eventos serão realizados sempre a partir das 19h, no Teatro Universitário da FOB-USP
Tudo pronto para a 25ª Semana de Arte e Cultura, que vai acontecer de 16 a 20 de setembro. O evento é uma promoção da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) em parceria com o TUSP–Teatro da USP, organização do Centro Cultural e com apoio da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
A Semana de Arte e Cultura é uma atividade desenvolvida anualmente no campus de Bauru, e este ano traz diversas manifestações culturais, que ocupam o Teatro Universitário da FOB-USP e o Centro Cultural.
Organizada em parceria com o TUSP – Teatro da USP – a semana se relaciona com ações culturais produzidas na cidade, no próprio campus e convida espetáculos de outras cidades para integrar sua programação.
A programação conta com diferentes linguagens artísticas, passando do teatro para a dança e música, além de exposições e um tradicional show de variedades.
Todos os eventos serão realizados no Teatro Universitário da FOB-USP, sempre a partir das 19h, e com entrada franca. Porém, a USP segue com a campanha de arrecadação de leite para auxiliar instituições de apoio social em Bauru e região. Essas doações são de caráter voluntário, e não são obrigatórias para acesso aos eventos.
Programação
No dia 16 de setembro (terça-feira), às 14h30, no Centro Cultural, será aberta a exposição “Fundo do Mar”, com trabalhos desenvolvidos nas oficinas de pintura ministradas pelos funcionários Giane Quintela e Lélis Cavalieri, com trabalhos produzidos por alunos e funcionários do campus.
A mostra permanecerá aberta à visitação pública, de 16 a 30 de setembro, no Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Também no dia 16 de setembro (terça-feira), será apresentado o show Ricca Luz Canta Djavan. Em comemoração ao 25° aniversário do antológico álbum “Djavan Ao Vivo”, a cantora bauruense Ricca Luz apresenta o espetáculo ‘Ricca canta Djavan’. Neste show, Ricca faz uma releitura de canções como Samurai, Sina e Azul, trazendo sua própria energia e estilo a esses clássicos da música popular brasileira. Com abordagem vibrante, inspirada pela Soul Music, Reggae e R&B, Ricca Luz traz uma nova perspectiva dessas músicas atemporais de forma única.
No dia 17 de setembro (quarta-feira), é a vez do tradicional “Show Prata da Casa”, onde alunos, funcionários e usuários do campus apresentam seus talentos no canto, dança, vídeo e outras expressões artísticas.
No dia 18 de setembro (quinta-feira), o palco é da Escola Espaço Arte com o show Flamenco – A Origem. No sul da Espanha, ciganos, judeus e árabes surgem com suas influências e cultura, povoando a região de Andaluzia. Com essa mistura, nasce o Flamenco, em forma de canto, música e dança. O espetáculo conta a trajetória e evolução dessa arte, desde seu início até os dias atuais através do baile flamenco.
Dia 19 de setembro (sexta-feira), é dia do musical teatral Jeca Tatu, com a Cia Arte em Cena. O musical, produzido na cidade, é um resgate do personagem Jeca Tatu – criado por Monteiro Lobato e imortalizado por Amácio Mazzaropi – com texto original de autoria de Edu Carriel.
Adicionando personagens de outros filmes de Mazzaropi à história, Edu resgata figuras icônicas como o Xerife Pororoca, Chico Fumaça, A Véia Geny, Seu Mané, Candinho, entre outros. O musical conta sua história com mais de 30 grandes sucessos da música sertaneja raiz da dupla Teodoro & Sampaio.
No dia 20 de setembro (sábado), encerramento da semana, o Cia do Tijolo – sediada em São Paulo – traz o espetáculo Restinga de Canudos. Com indicação no Prêmio APCA, A Cia do Tijolo enxerga as ruínas de Canudos, cidade submersa, e mergulha nas águas do açude de Cocorobó em busca das histórias de suas gentes. Para além da visão de Euclides da Cunha e da narrativa do massacre, o espetáculo recria, a partir dos olhos de duas professoras, uma comunidade viva, forte, próspera e vitoriosa na invenção de formas próprias de existência.
Restinga de Canudos traz professoras, beatos fazendo reza, guerra e festa numa Canudos recriada para o tempo presente. Esse espetáculo é uma parceria entre o TUSP e o Festimbau – Festival de Teatro de Bauru, que também inicia sua programação com o mesmo espetáculo.
A FOB-USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).
Mais informações a respeito da 25ª Semana de Arte e Cultura podem ser obtidas no telefone: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br .
(Com informações de Francisco Serpa Peres/Xyko Peres, chefe do Setor de Eventos Culturais da PUSP-B e orientador de Arte Dramática do TUSP)
Arte: Kazuo Kato (Comunicação USP Bauru)